AÇORES | Mónica Seidi assume compromisso pela importância da igualdade de género e luta contra a discriminação
A Secretária da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, participou nesta terça-feira, no IV Encontro Regional de Boas Práticas – A Importância da Igualdade de Género nas Políticas Locais, organizado pela Câmara Municipal da Horta.
Durante o evento, Mónica Seidi destacou o trabalho do Governo Regional dos Açores naquele que é “o primeiro Plano Regional para a Igualdade e Não Discriminação nos Açores, uma estratégia do executivo de coligação pensada a médio-prazo, que se iniciou em 2023 e irá prosseguir até 2026”.
A governante esclareceu que este Plano resulta do empenho e compromisso do Governo Regional em reconhecer “a necessidade de prosseguir cinco eixos estratégicos que estão em alinhamento com os objetivos da Agenda 2030 e com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + igual”.
“Para nós, a promoção da igualdade entre mulheres e homens é fundamental para uma cultura de direitos, e este é por isso o primeiro eixo de atuação” disse Mónica Seidi.
E acrescentou: “Também fundamental é o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, sendo este combate a base do segundo eixo de atuação”.
A Secretária Regional lembrou ainda que o “terceiro eixo desta luta”, que “é de todos”: a prevenção e a luta contra a violência de cariz discriminatório bem como, “e aqui entra quarto eixo, os discursos e crimes de ódio que, para serem combatidos, têm de ser primeiramente reconhecidos”.
“Dentro de cada um destes pontos estratégicos de luta encontramos todas as formas de violência, incluindo o assédio no local de trabalho”, concluiu Mónica Seidi.
A governante realça que faz parte da tarefa do poder executivo “capacitar as instituições com a consciencialização para questões que já não são aceitáveis atualmente”.
Durante a sua intervenção, Mónica Seidi aproveitou para felicitar a Câmara Municipal da Horta pela iniciativa e enalteceu a estreita colaboração com as associações e instituições do setor, que já permitiu a realização de mais de 80 ações de sensibilização desta matéria pela Região, anunciando ainda que a Campanha Regional para a Igualdade de Género está em fase de elaboração, e deverá ser apresentada no primeiro trimestre de 2025.
GRA/RÁDIOILHÉU