ÚLTIMAS

AÇORES | Mónica Seidi aponta 88% de execução na aquisição de equipamentos na Saúde por via do PRR

© Governo dos Açores | Foto: SRSD
412views

A Secretária Regional da Saúde e Desporto foi convidada pela PremiValor Consulting, em representação do H-INNOVA Health Innovation Hub, a participar como oradora na Digital Health Summit 2023 (https://www.hinnovahub.com), a decorrer até sexta-feira na Universidade da Madeira.

Na sessão de abertura, Mónica Seidi apresentou o projeto do Hospital Digital, um investimento da Secretaria Regional da Saúde e Desporto no Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“O Hospital Digital é a medida mais impactante no setor da saúde e, em termos de equipamentos, esta é uma área onde a execução está perto dos 90%” declarou a governante.

O projeto levará à melhoria do acesso digital ao Serviço Regional de Saúde, “abrangendo todas as instituições do Serviço Regional de Saúde” que estão sob a tutela do Governo, através da criação de uma aplicação, do Portal do Utente e do Portal do Profissional de Saúde, “permitindo uma comunicação bidirecional” especificou.

“Com o Hospital Digital pretende-se o incremento da digitalização do Serviço Regional de Saúde, a desmaterialização de valências de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, a interoperabilidade e otimização de sistemas de informação, e uma aposta cada vez mais forte na telemedicina” lembrou Mónica Seidi.

E prosseguiu: “por isso é fundamental manter o nível de execução elevado, nomeadamente em termos dos equipamentos; vamos ter de pôr a comunicar os sistemas de todos os hospitais e centros de saúde e estes são diferentes uns dos outros, por isso é que a menina dos nossos olhos é o MUSA, que irá descodificar esta parte”.

A dotação do Serviço Regional de Saúde de equipamentos hospitalares e informáticos qualificados para garantir a digitalização do setor da saúde mantém-se como uma das maiores prioridades do atual Governo Regional dos Açores, que continua a trabalhar para harmonizar o acesso aos cuidados de saúde.

Tal, recorde-se, reveste-se de fundamental para continuar a substituir equipamentos obsoletos, muitos deles com mais de 20 anos de funcionamento, como são exemplo, os aparelhos de TAC das ilhas Graciosa, Flores e Santa Maria e do Hospital de Ponta Delgada.

O ‘upgrade’ ao sistema da RMN do Hospital de Santo Espírito é outro dos casos destacados, bem como o novo mamógrafo do COA e ainda diversos aparelhos de RX convencional que já se encontram em funcionamento na ilha Graciosa e no Nordeste, em São Miguel e, num futuro próximo, na sede do Centro de Saúde de Ponta Delgada, tal como nos Centros de Saúde da Povoação e de Angra do Heroísmo.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.