AGENDA

AÇORES | MiratecArts incentiva produção audiovisual na ilha do Pico com prémio de 10 mil euros

898views

A MiratecArts lidera um concurso de apoio à produção audiovisual nos Açores dirigido a realizadores, produtores ou produtoras que apresentem uma proposta para a rodagem de uma curta-metragem de ficção, na ilha do Pico. A data limite para apresentação de candidaturas é 1 de julho de 2023.

“Os Municípios das Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico estão a provar que juntos é a melhor forma de enfrentar o futuro e construir mais para o bem da ilha montanha”, nota Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts. “Depois de lançarmos o Cineclube Montanha, com projeções de filmes nos três concelhos da ilha, apresentamos o Prémio Curta Pico, um prémio monetário de €10Mil e ainda apoio logístico para incentivar mais produção na ilha montanha.” O compromisso dos Municípios estende-se para três projetos, liderados pela MiratecArts. Em 2023 avança o primeiro com o intuito da ideia vencedora ser apresentada ao público no próximo Montanha Pico Festival. “Através do audiovisual consegue-se levar a mensagem a um público que vai muito mais além do nosso país, como já provamos com o documentário Cordas,” admite Terry Costa, avançando que a MiratecArts também pretende coletar trabalhos já produzidos na montanha mais alta de Portugal, para retrospectivas, e ainda criar uma biblioteca audiovisual com o Pico, a ilha montanha, sendo a temática principal. “Pretendemos mostrar e incentivar a criação de conteúdos que apoiam as comunidades locais, enriquecendo a identidade cultural e a economia da ilha, assim como promover ao mercado cultural turistico, que tem a tendência de investir mais onde passa.”

MiratecArts também já abriu candidaturas para as sessões de mostra de projetos audiovisuais e o concurso de fotografia no Montanha Pico Festival. Para todos os detalhes, sobre estas oportunidades, visite www.picofestival.com assim como o documento oficial de como concorrer ao Prémio Curta Pico.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.