ÚLTIMAS

AÇORES | Melhores salários e estabilidade laboral são essenciais na valorização dos jovens qualificados, afirma Maria João Carreiro

366views

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego defendeu, no sábado, na Praia da Vitória, que a valorização dos jovens qualificados nas escolas profissionais “deve estar associada a melhores salários e estabilidade laboral”, enaltecendo o “contributo destes jovens para a valorização e dignificação dos quadros técnicos intermédios das profissões”. 

 “Já apoiámos a contratação de 3.000 jovens, dos quais mais de 70% celebraram contratos sem termo. Estes resultados encorajam-nos a continuar um percurso de melhoria que não se faz, no entanto, sem a efetiva e a devida valorização, por parte das empresas, dos jovens qualificados através de melhores salários e de estabilidade laboral”, disse Maria João Carreiro, na cerimónia de entrega de diplomas a formandos da Escola Profissional da Praia da Vitória.  

De acordo com a governante, para além do aumento das ofertas de emprego na Região e das “indesmentíveis” mais-valias do ensino profissional para a integração dos jovens no mercado de trabalho, “existem hoje melhores condições para que os jovens possam iniciar a sua carreira”.  

Maria João Carreiro lembrou que o Estagiar T, cujas candidaturas arrancam no dia 1 de agosto, garante, atualmente, uma melhor remuneração, proteção social e privilegia os estágios no setor privado, já que são as empresas, e não a Administração Pública, que estão obrigadas a contratar. 

Ainda sobre o investimento no emprego jovem, a Secretária Regional lembrou que o Executivo eliminou a obrigação do primeiro estágio e de registo no Centro de Qualificação e Emprego para que os jovens possam beneficiar os apoios à contratação, como o Contratar.Estável, que apoia a contratação sem termo em função da remuneração paga pela empresa ao jovem trabalhador. 

Numa cerimónia que celebrou o “orgulho e a confiança” nos jovens diplomados, Maria João Carreiro enalteceu o “empenho” dos jovens para concluir um “exigente percurso formativo”, que os preparou para o “qualitativo desempenho de uma profissão ou para prosseguir estudos”.

Nesse sentido, a titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego desafiou os jovens a serem embaixadores do Ensino Profissional nas Escolas Profissionais”, associando-se, inclusive, à campanha “A Tua Primeira Escolha” para sensibilizar os jovens para os mais de 40 cursos em oferta nas Escolas Profissionais para o próximo ano letivo, a maior oferta dos últimos oito anos. 

A Secretária Regional reiterou o compromisso do Governo dos Açores com o Ensino Profissional assente no “diálogo e articulação” com as Escolas Profissionais, como dá bem bota o apoio financeiro de 1,3 milhões de euros aprovado na semana passada em Conselho do Governo para comparticipar as penalizações pelas desistências de formandos, nos termos do anterior modelo de financiamento, contribuindo para o equilíbrio financeiro das escolas profissionais da Região. 

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.