ÚLTIMAS

AÇORES | Mecanismo de Apoio ao Incremento dos Salários abrange mais de 21 mil trabalhadores

© Governo dos Açores
401views

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, já está a processar o pagamento dos apoios atribuídos no âmbito do Mecanismo de Apoio ao Incremento dos Salários (MAIS), uma medida que abrange mais de 21 mil trabalhadores (21.357) na Região. 

Candidataram-se ao MAIS 2.515 empresas, estando já aprovadas 62% das candidaturas.

Conforme explica a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, “mais de 60% das candidaturas foram para apoiar o incremento do salário médio”, sendo que o Executivo açoriano, através desta medida, “está a apoiar aumentos salariais em média de 9%, acima do previsto na medida”. 

“O MAIS, além de pressupor um efeito imediato no incremento salarial dos açorianos, converge para uma política de valorização do emprego, dignificação das profissões e fixação de talentos que nos importa estimular através de medidas de política pública que visam, precisamente, acelerar esses ganhos”, afirma. 

O Mecanismo de Apoio ao Incremento dos Salários foi aprovado em Conselho do Governo, a 2 de fevereiro, e faz parte de um conjunto alargado de medidas para apoiar as famílias e as empresas face à inflação.

Este apoio incide sobre o incremento ao salário médio, sempre que se verifique que as empresas apresentam, em janeiro de 2023, um aumento do salário médio dos trabalhadores da empresa igual ou superior a 5,8% em relação à medida salarial registada em dezembro de 2022.

No caso do incremento do salário mínimo, este apoio é atribuído quando se verifique, através da declaração de remunerações relativa ao mês de dezembro de 2022, que o trabalhador auferia uma retribuição base com um valor inferior à Retribuição Mínima Mensal Garantida nos Açores em 2023.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.