AÇORES | Maria João Carreiro recebeu técnicos da OCDE no âmbito do Mecanismo de Reforço de Talentos
Maria João Carreiro recebeu em audiência uma equipa de técnicos da OCDE, no âmbito do Mecanismo de Reforço de Talentos, cuja candidatura, promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, foi aprovada em março.
De acordo com a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, esta primeira reunião nos Açores, na qual participou o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros, serviu para os técnicos da OCDE recolherem informações e testemunhos sobre o impacto das alterações demográficas nos Açores.
Na deslocação às ilhas de São Miguel e do Pico, os técnicos reuniram-se, também, com dirigentes da Administração Pública Regional, Administração Pública Central, responsáveis autárquicos, Universidade dos Açores, Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Associação de Municípios da RAA (AMRAA) e outras entidades privadas com e sem fins lucrativos.
Durante a missão de uma semana, os técnicos visitaram, ainda, empresas locais, tendo reunido, no total dos encontros tidos nas duas ilhas, com cerca de 50 pessoas.
O Mecanismo de Reforço de Talentos é uma iniciativa da Comissão Europeia para apoiar as regiões europeias na formação, captação e retenção de talento face a um quadro de declínio acelerado da população em idade ativa.
Este mecanismo vai permitir à Região beneficiar de análises pormenorizadas, recomendações políticas e planos de ação adaptados para enfrentar os desafios demográficos e territoriais específicos através do apoio e aconselhamento especializado da OCDE.
As temáticas a abranger irão incidir sobre o uso do solo e o ordenamento do território, as necessidades relativas às infraestruturas, a prestação de serviços, os vários níveis de governação, as finanças regionais, as tendências locais de emprego, as políticas para reter e reintegrar trabalhadores, entre outras.
A dinamização do Mecanismo iniciou-se em abril deste ano e irá decorrer até maio de 2025.
Entre as 10 regiões europeias selecionadas por um comité de peritos da Comissão Europeia para receberem este apoio estão, além dos Açores, a Região Norte de Portugal, Nord-Vest (Roménia), Castela e Leão e Estremadura (Espanha), Campânia (Itália), Centre-Val de Loire (França), Pohjois-Savo (Finlândia), Tessália (Grécia) e Banská Bystrica (República Eslovaca).
GRA/RÁDIOILHÉU