ÚLTIMAS

AÇORES | Maria João Carreiro elogia “responsabilidade cívica e democrática” dos participantes do Parlamento dos Jovens

© Governo dos Açores | Foto: SRJQPE
253views

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego elogiou a “responsabilidade cívica e democrática” dos participantes do Parlamento dos Jovens, desafiando-os a manter “o interesse e a disponibilidade para debater, escolher e deliberar sobre as questões que afetam diretamente a vida da população” para lá do tempo desta iniciativa.

Maria João Carreiro falava na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, durante a sessão do programa Parlamento dos Jovens dedicada ao Ensino Secundário e Ensino Profissional, que juntou 73 alunos de 32 escolas da Região.

“Podem levar desta participação a certeza da vossa importância para a construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva e promotora do bem-estar da população. Essa é já uma responsabilidade de hoje e que, a avaliar pelo modo como estão a exercer, será cada vez mais efetiva e bem-sucedida num futuro não muito distante”, disse.

Nesse sentido, a titular da pasta da Juventude frisou que está em desenvolvimento ou em curso nos Açores um amplo e diversificado conjunto de programas, medidas e ações que visam, precisamente, estimular a cidadania ativa, o envolvimento dos jovens na vida pública e no processo de decisão política, como os que são promovidos pela Direção Regional da Juventude e que podem ser consultados no novo Portal da Juventude: https://juventude.azores.gov.pt/.

Maria João Carreiro explicou, também, que está em fase de preparação o DemocraciAZ – Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem, que deverá começar a ser implementado no início do próximo ano e num horizonte temporal de três anos, sendo que nesta fase de preparação vai ser privilegiada a auscultação dos jovens e das associações juvenis.

“Quanto maior o conhecimento sobre Democracia, Participação Democrática, sobre a Autonomia e as suas Instituições, sobre o poder do voto popular e os processos eleitorais, sobre a responsabilidade coletiva de propor e decidir para o bem-comum, maior será a participação e envolvimento com as questões que vos dizem respeito, que nos dizem respeito”, afirmou.

Sobre o tema deste ano do Parlamento dos Jovens – “Saúde Mental nos Jovens: Que Desafios? Que Respostas”, a Secretária Regional disse tratar-se de uma problemática que “releva sobremaneira, se consideramos as ameaças associadas a comportamentos aditivos, a sentimentos de insegurança e ansiedade derivados da pandemia ou da guerra, por exemplo”.

“No âmbito das suas competências, a DRJ contribui de um modo efetivo para a promoção da saúde mental dos jovens, criando e apoiando programas e iniciativas que fazem a diferença, na medida em que permitem a vivência de experiências saudáveis de socialização e a aquisição de competências que os tornam mais resilientes face a dificuldades pessoais e sociais”, frisou.

Já na conferência de imprensa com os jovens estudantes que participaram enquanto jornalistas, Maria João Carreiro respondeu a questões relacionadas com a formação profissional e os apoios à iniciativa e à criatividade juvenil, como é o caso do recém-criado AECT – programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem, cujas candidaturas estão a decorrer. 

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República realizada nos Açores em parceria com a Assembleia Legislativa dos Açores e do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude e da Direção Regional da Educação e Administração Educativa.

As escolas do Ensino Secundário e do Ensino Profissional apuradas vão representar os Açores na fase nacional na Assembleia da República, em Lisboa, que decorre nos dias 29 e 30 de maio.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.