ÚLTIMAS

AÇORES | Maria João Carreiro apresenta novo programa de apoio ao empreendedorismo, criatividade e talento jovem (AECT)

© Governo dos Açores
304views

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, apresentou hoje, em Ponta Delgada, o novo programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem – AECT, promovido através da Direção Regional da Juventude. 

As candidaturas ao AECT arrancam amanhã, através do novo portal juventude.azores.gov.pt. 

Na apresentação pública, que decorreu no Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas, em Ponta Delgada, a titular da pasta da Juventude explicou que este novo programa “aumenta o incentivo, o apoio e o investimento da região no desenvolvimento das competências criativas dos jovens”, tendo em vista a sua capacitação, formação, participação cultural e democratização da cultura. 

“O AECT reflete uma efetiva aproximação dos apoios aos interesses e às dinâmicas dos jovens, bem como uma adaptação do montante máximo do financiamento ao tipo de projetos, em função da sua dimensão e impacto na comunidade, além de alargar as despesas elegíveis, incluindo alimentação, alojamento e viagens, inscrição em formações ou serviços de formação”, explicou. 

Dependendo da medida, podem ser apoiados no âmbito do AECT projetos desenvolvidos por jovens dos 16 aos 30 anos de idade, naturais ou residentes nos Açores, bem como açor-descendentes e jovens refugiados ou asilados ou que detenham outro estatuto especial de residência na região; por grupos informais de jovens, até então a descoberto de apoios; ou por entidades sem fins lucrativos. 

Podem também candidatar-se, em diferentes medidas, os artesãos com estatuto reconhecido pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) e Casas dos Açores com projetos de divulgação da identidade açoriana. 

“Trata-se de um programa abrangente, justo e diversificado”, sintetizou Maria João Carreiro, para sublinhar a estratégia do XIII Governo dos Açores para a Juventude, assente, designadamente, na criação e implementação de programas de apoio que visam a aquisição de competências não formais essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens”.  

O AECT está dividido em cinco medidas:

Start: para apoiar pequenos projetos nas áreas do empreendedorismo e criatividade juvenil, dando um impulso inicial à criação e inovação jovem, com uma duração máxima de seis meses;

Impact: para apoiar o desenvolvimento de iniciativas de alto potencial nas áreas criativas e empreendedorismo, que resultem em projetos com impacto na comunidade e/ou com expetativa de sustentabilidade, com uma duração máxima de 1 ano;

Reart: para apoiar residências artísticas de curta duração, promovendo o contato de jovens com artistas já reconhecidos ou com entidades com trabalho relevante na área da criatividade;

Formart: para incentivar a participação dos jovens em ações de formação certificadas nas áreas criativas, tendo em vista a aquisição de competências diferenciadoras, através da atribuição de apoio à inscrição na formação e de viagens dentro ou fora da região;

Rede de Talentos: para estimular o aparecimento e a divulgação de jovens talentos em diferentes áreas criativas, bem como criar condições favoráveis ao mapeamento destes jovens talentos açorianos, através de uma plataforma de divulgação;

As candidaturas às medidas Start e Impact decorrem por um período de 45 dias consecutivos, sendo que as candidaturas à medida Reart decorre durante 30 dias. Já as candidaturas às medidas Formart e Rede de Talentos decorrem ao longo de todo o ano. 

Na sessão de apresentação pública do AECT, na qual participaram dirigentes e promotores culturais, foi ainda promovida uma reflexão, moderada pelo Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, sobre criatividade juvenil, com Beatriz Lavouras, João Pedro Correia e João Moniz.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.