SÃO JORGEÚLTIMAS

AÇORES | Lotaçor expande lota on-line para as ilhas do Corvo, Faial e São Jorge

433views

Já se encontra disponível um sistema de leilão on-line nas ilhas do Corvo, Faial e São Jorge, alicerçando, assim, a dispersão do pescado açoriano através de uma maior abrangência de compradores a nível regional, nacional e internacional. 

Esta é mais uma etapa do planeamento estratégico da Lotaçor que visa gradualmente dotar todas as infraestruturas de equipamentos desta envergadura tecnológica, de modo a contribuir positivamente para alavancar a economia dos Açores. A Lotaçor é o elo entre a produção, a comercialização e a indústria, através da primeira venda de pescado, numa ação que reúne um conjunto de ações ao nível fiscal, da higiene e segurança alimentar, bem como da rede de frio que contribuem para manter o pescado em ótimas condições para ser vendido. 

A lota on-line permite a qualquer comprador participar remotamente nos leilões que estão a acontecer nas diversas lotas, facultando deste modo o poder de adquirir o pescado que está a ser leiloado. Esta é uma ferramenta que permite reforçar a centralidade do pescado açoriano em todo o setor a nível internacional, cuja excelência é mundialmente reconhecida, sendo objetivo claro a captação de mais compradores para fazer o nosso ativo chegar ainda mais longe. 

A implementação destes sistemas informáticos é complexa pela complementaridade necessária entre os hardwares e os softwares, num compromisso de gestão e monitorização da Direção de Informática da Lotaçor. 

As lotas do Corvo, Faial e São Jorge juntam-se à lota de Ponta Delgada com o sistema de venda on-line, cobrindo a dispersão geográfica do arquipélago dos Açores. A título informativo o sistema de venda on-line da lota de Ponta Delgada vendeu, no período entre o dia 1 de janeiro e o dia 31 de outubro de 2023, cerca de 12 toneladas de pescado. 

Refira-se que a Lotaçor está dotada de um sofisticado sistema informático e de um sistema de leilão eletrónico em todas as lotas, permitindo uma gestão integrada das capturas em toda a Região e a completa rastreabilidade do pescado vendido.

LOTAÇOR/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.