REGIONAL

AÇORES | Livro “Viola da Terra – Crónicas” disponibilizado gratuitamente

FOTO | Letras Lavadas;
134views

O livro “Viola da Terra – Crónicas”, do músico e professor Açoriano Rafael Carvalho, foi apresentado a 1 de Outubro de 2021 na Livraria Letras Lavadas, comemorando o Dia da Música e inserido nas comemorações do Dia da Viola da Terra.

Hoje, um ano após o lançamento, o livro é disponibilizado gratuitamente pelo autor, em várias plataformas digitais. Pretende, com isso, que as informações contidas no livro estejam disponíveis a todos os que o desejem consultar.

Este livro surgiu como resultado de uma série de crónicas publicadas no ano de 2018 no jornal Atlântico Expresso, com a clara intenção de falar sobre a viola da terra, suas características, afinações, técnicas de execução, repertórios e contextos, numa linguagem simples e directa.  

Foi ainda acrescentada uma última crónica, sobre o “Dia da Viola da Terra”, crónica esta que encerra o livro, no sentido de contribuir com mais conhecimento sobre a viola e sobre esse processo, liderado por várias associações e músicos, como forma de incentivo para a oficialização deste dia, nos Açores e comunidades açorianas.

O professor Açoriano, natural da Ribeira Quente, tem ainda 3 livros editados do seu Método para Viola da Terra, bem como 6 álbuns a solo, com a Viola da Terra, tendo apresentado este ano um CD/DVD “Rafael Carvalho – 10 Anos de Origens”, comemorativo desta década de edições de autor. 

Podem descarregar o livro acedendo à página de facebook do músico, facebook.com/RafaelCarvalhoAcores onde encontram todas as informações, ou através da plataforma “Scribd” em https://pt.scribd.com/document/597757844/Viola-Da-Terra-Cronicas ou “Issuu” em 

https://issuu.com/r_c_carvalho/docs/viola_da_terra_cr_nicas.

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.