SÃO JORGE

AÇORES | Lançada Aldeia da Esperança em São Jorge

Foto: Fajã Caldeira do Santo Cristo/CR
219views

Iniciativa decorrer de 21 a 25 de julho e é um dos principais eventos celebrativos do Jubileu de 2025

O bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, foi o primeiro a inscrever-se na Aldeia da Esperança uma iniciativa destinada à Juventude açoriana no âmbito do Jubileu de 2025, que se realizará na Fajã da Caldeira do Santo Cristo, em São Jorge, de 21 a 25 de julho.

A iniciativa foi apresentada esta tarde em São Jorge, no final da visita do bispo diocesano à ilha, que foi simbolicamente o primeiro a inscrever-se.

“Hoje, mais do que nunca, somos interpelados sobre o dom da criação. Como administradores da Casa Comum devemos estar todos, em especial os jovens, conscientes de que há desafios que não podem ser adiados. Inspirados pela maravilha da criação destas ilhas, estamos determinados a ajudar a levar por diante este projeto espiritual diocesano contribuindo para a sua concretização” refere o comunicado do Conselho Pastoral da Ouvidoria de São Jorge que se congratula pelo facto da ilha ser anfitriã desta iniciativa diocesana destinada a jovens entre os 15 e os 30 anos, cuja inscrição pode ser feita a partir de hoje em https://forms.gle/EYcGwztKHVkDu4Q96

“A esperança é a palavra holofote para o próximo ano. Apelar para esta maravilhosa bondade de Deus, a criação aqui em São Jorge, é promover a esperança e nós temos de aproveitar isto” afirmou D. Armando Esteves Domingues esta tarde no final da Oração de Vésperas, depois de uma breve apresentação do projeto por parte de Graça Amaral, do Grupo Coordenador do Jubileu e de se inscrever no encontro.

“Temos de criar condições para que esta generosidade de Deus seja aceite por todos e defendida por todos, em especial os jovens. A casa que todos habitamos corre perigo e nós precisamos deste equilíbrio entre homem e natureza” prosseguiu o prelado recordando que “a mão que fez o homem fez também esta magnífica natureza”.

“Queremos traze-los para aqui, não para os retirar do mundo mas para que vejam o mundo a partir desta realidade” disse ainda D. Armando Esteves Domingues que este ano já ali promoveu o encontro anual de “Padres novos”.

“É a geração que vai ter o mundo nas mãos e este mundo que se descentrou de Deus e está preocupado com o lucro, com o comércio e com a exploração, em que as guerras são a expressão da crueldade que nós podemos ter uns para com os outros e com a natureza, pensamos que a Aldeia da Esperança é o grito que queremos dar a toda a diocese”, concluiu o bispo de Angra.

Durante cinco dias os jovens de todas as ilhas e de todas as ouvidorias são convidados a participar numa jornada de oração, espiritualidade e convívio a partir da natureza, aproveitando a proximidade ao santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, que será Igreja Jubilar no ano de 2025, prevendo-se aqui uma intensificação das visitas a este lugar.

Trilhos de oração, workshops vocacionais, reflexões temáticas, música e celebrações litúrgicas diversas estão a ser programadas com a equipa do Serviço Diocesano á Juventude de forma a que haja um itinerário que passará pela preparação, pela vivência e pelo envio dos jovens para missões concretas nos seus vários ambientes a partir da ideia da esperança e tendo como pano de fundo a encíclica Laudato Si do Papa Francisco.

“A Igreja prepara-se para viver o jubileu que é um grande momento. A natureza da Caldeira é uma imagem viva da escritura e através da criação podemos chegar ao criador”, afirmou, por seu lado, o ouvidor de São Jorge, padre Dinis Silveira.

“Todas as ouvidorias poderão trazer jovens para que possam fazer uma experiência profunda de fraternidade, espiritualidade a partir do criar, a partir da Laudato si” disse ainda o sacerdote que juntamente com a equipa da pastoral juvenil jorgense coordenará localmente a montagem da Aldeia da Esperança.

“Será um encontro com o belo, com dias de formação nos quais os jovens poderão descobrir a força e o valor desta virtude teologal inculturando-a”, concluiu.

A inscrição está aberta a todos os jovens, dos 15 aos 30 anos, de forma individual ou em grupo devendo preencher o formulário que se encontra disponível em  https://forms.gle/EYcGwztKHVkDu4Q96

IA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.