Lajes do Pico acordou banhada de bandeiras de fotografias de aves a voar dos postes do centro da vila. É o festival de aves e artes, Azores Birdwatching Arts Festival, que desde o dia 14, até domingo, 20 de novembro, apresenta programação escolar e eventos públicos na temática de observação de aves e artes.
A exposição pelas ruas da vila inclui fotografias de Nuno Gonçalves, Olivier Coucelos e Pedro Silva, que, com o esforço da equipa da Câmara, conseguiram a exposição chegar a vários pontos da vila. Ainda podem visitar no Centro de Artes e Ciências do Mar – SIBIL, a exposição “um olhar sobre as aves dos Açores” de Carlos Ribeiro, e na Biblioteca Dias de Melo uma coleção de fotos galardoadas por Asas do Mar.
No evento de abertura, Ana Brum, Presidente da Autarquia Lajense, destacou a importância deste Festival como fator predominante “na educação, como forma de ensinar às gerações futuras as diferentes espécies que vivem e nos visitam sazonalmente e a importância da preservação dos seus habitats.“
Para o fim de semana, além dos eventos de observação de aves e expedição fotográfica, o qual pode-se inscrever através de desporto@cm-lajesdopico.pt o festival destaca, na sexta-feira, o filme “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos, às 20h30 no Auditório Municipal das Lajes do Pico. No mesmo local, desta vez no sábado às 17h, a família é convidada para teatro com música para a criança em todos nós, Aves:Voar pela equipa d´O Som de Algodão, Dulce Moreira e Mariana Santos.
“Passamos a semana a visitar as escolas e a receber reações incentivadoras, das crianças e professores, aos programas de campo e de artes que proporcionamos no festival,” admite o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, “por isso, mostra, não só a necessidade deste tipo de programação mas o valor que trás aos munícipes, o qual desejamos desenvolver e fazer chegar cada vez mais ao maior número de pessoas. Foi o Município das Lajes do Pico que decidiu investir neste projeto da MiratecArts, e por isso programamos algo em cada uma das freguesias deste, o município do primeiro povoamento da ilha montanha.”
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU