REGIONAL

AÇORES | José Pacheco quer soluções para listas de espera na Saúde

196views

“Falar de saúde é falar de pessoas”, referiu o deputado José Pacheco esta manhã, em Plenário, numa sessão de perguntas ao Governo Regional sobre saúde, questionando acerca das listas de espera com que os açorianos se deparam diariamente.

José Pacheco afirmou que “normalmente quando falamos de saúde, é quando a saúde falha. E as pessoas sabem o que custa quando a saúde falha”, referindo que muitos açorianos não têm capacidade financeira de “pagar do seu bolso” para terem outras respostas de saúde no privado.

Transmitindo uma palavra de agradecimento aos profissionais de saúde, mas também aos açorianos, pelos dois anos de pandemia que “têm feito engatar o sistema de saúde”, o deputado do CHEGA admitiu que o problema das listas de espera não se resolve de um dia para o outro, mas que são necessárias soluções para ajudar a resolver a vida dos açorianos.

Neste sentido, quis saber o que tem feito o actual governo de coligação para reduzir as listas de espera, insistindo na necessidade de “mais e melhores protocolos para esvaziar a carga sobre os hospitais públicos”.

Em resposta, o Secretário da Saúde, Clélio Meneses, falou no reforço do programa CIRURGE que permitiu passar de 373 cirurgias em 2020, para 1.802 cirurgias em 2021.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.