ÚLTIMAS

AÇORES | José Manuel Bolieiro saúda nomeação pelo Papa de Monsenhor António Saldanha

| Foto: MM
620views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, saúda a nomeação, pelo Papa Francisco, do Monsenhor António Saldanha para cónego da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Sacerdote diocesano, natural do Faial, é o primeiro português com esta dignidade na história recente, e será investido a 28 de abril, representando uma “honra e um orgulho” para Portugal e em concreto para os Açores, realça o Presidente do Governo.

“A investidura do Monsenhor António Saldanha eleva o próprio e todo o país e a Região. A confiança depositada pelo Papa Francisco terá correspondência, tenho a certeza, na missão que o nosso concidadão agora abraça”, diz também José Manuel Bolieiro.

De acordo com informações disponibilizadas pelo portal Igreja Açores, António Saldanha é o primeiro sacerdote português a receber esta dignidade numa das Igrejas mais importantes de Roma, onde o Papa se desloca regularmente, sobretudo de cada vez que viaja e onde se encontra o mais importante ícone mariano, a Salus Populi Romani, um dos dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

António Manuel Machado de Saldanha e Albuquerque, natural da Ilha do Faial, nasceu a 9 de fevereiro de 1969. Foi ordenado sacerdote em 26 de junho de 1994. Doutorado em História pela Pontifica Universidade gregoriana de Roma, foi professor de História no Seminário de Angra, pároco da Agualva e de São Sebastião, na ilha Terceira, pároco da Matriz da Horta e capelão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Assistente da Ordem Terceira do Carmo. Foi para Roma, onde é Oficial na Congregação para a Causa dos Santos. Foi nomeado Monsenhor pelo Papa Bento XVI, em dezembro de 2012. É, ainda, Comendador da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém e Capelão Magistral da Soberana e Militar Ordem de Malta.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.