AÇORES | José Manuel Bolieiro enaltece “reflexão conjunta” sobre poder local promovida pela ANAFRE
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou no sábado, a “reflexão conjunta” promovida pela Delegação Regional dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), reconhecendo que deve haver avanços no regime financeiro do poder local.
“Importa dizer o que é justo e verdadeiro: até hoje, o regime financeiro foi sempre insuficiente, aquém e injusto, para as atribuições atualmente atribuídas ao poder local, seja municipal, seja de freguesia”, disse.
O Presidente do Governo falava na sessão de encerramento do IX Encontro Regional de Autarcas de Freguesia dos Açores, organizado pela Delegação Regional dos Açores da ANAFRE.
Para José Manuel Bolieiro, importa agora, no “país inteiro e, portanto, também dos Açores”, haver disponibilidade, com revisão constitucional, para se “potenciar um reforço de poder e de reconhecimento do poder local democrático em Portugal”.
Nesse sentido, e com o objetivo de haver uma “justa distribuição da riqueza nacional”, o Presidente do Governo defendeu “uma profunda e solidária reforma do regime financeiro do poder local, que inclua as freguesias”.
GRA/RÁDIOILHÉU