
A depressão LEONARDO, com um sistema frontal associado, nomeada pelo IPMA – Delegação Regional dos Açores, encontrar-se-á, às 12 UTC de quarta-feira (04 de fevereiro) centrada em 49° N 20° W, ou seja, a cerca de 1200 km a norte ( N ) da Graciosa, com uma pressão no seu centro de 966 hPa.
Prevê-se que a depressão LEONARDO provoque um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h nos Grupos Ocidental e Central e os 100 km/h no Grupo Oriental.
Espera-se também um aumento da agitação marítima, com ondas que poderão atingir 10 metros de altura significativa no Grupo Ocidental (podendo a onda máxima atingir os 19 metros), 9 metros no Grupo Central e 8 metros no Grupo Oriental.
A influência da depressão LEONARDO deverá começar a fazer-se sentir já a partir desta madrugada, dia 04 de fevereiro, prevendo-se uma melhoria a partir da manhã de quinta-feira, dia 05 de fevereiro.
Devido a esta situação, encontram-se emitidos avisos, sendo os mais gravosos o aviso VERMELHO de agitação marítima para o Grupo Ocidental, LARANJA de vento para os Grupos Ocidental e Central, aconselhando-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica.
IPMA/RÁDIOILHÉU






