ÚLTIMAS

AÇORES | Investimento para 2023 protege apoios para agentes culturais, frisa Sofia Ribeiro

| Fotos: MM
535views

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, garantiu hoje que o Plano de investimentos para 2023 vai proteger apoios para os agentes culturais.

“As ações com maior expressão nas nossas ilhas, nomeadamente o RJAAC para agentes culturais, o SOREFIL específico para filarmónicas, e a recuperação dos botes baleeiros, são as ações especialmente protegidas”, destacou.

O anúncio foi feito no âmbito da audição da Comissão dos Assuntos Sociais sobre o Plano e Orçamento para 2023, esta tarde, na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta.

A governante começou por explicar que o plano de investimentos para os Assuntos Culturais para 2023 é de 4.558.722,00 euros.

Apesar da “aparente” diminuição nos apoios para os Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro esclareceu que os planos nos últimos anos continham “verba respeitante ao pagamento de prestação de serviços no regime de avenças” na ação que representa os serviços externos da Direção Regional dos Assuntos Culturais.

De acordo com a governante, o plano de investimentos para 2023 apresenta uma redução de 1,2 milhões de euros “correspondente ao pagamento de prestações de serviços”, tendo assumido que “o investimento nos Museus, Bibliotecas e Arquivos é destinado à conservação e à manutenção dos mesmos”.

Sofia Ribeiro assegurou que foi feito “um rearranjo” que permitisse ter “um valor superior na dinamização cultural”, com cerca de 617 mil euros para 2023, por comparação com 540 mil euros, no plano de 2022.

“Para além disso, há um aumento da verba para a qualificação dos serviços externos. Falamos de cerca de 267 mil euros para 2023, por comparação com 200 mil euros de 2022”, especificou.

Para Sofia Ribeiro, os “rearranjos” que foram feitos para investimentos com a Cultura nos Açores, “não retiram apoios aos agentes culturais”, nem mesmo quando “comparados com a execução de 2019, o último ano antes da pandemia, da responsabilidade do governo anterior”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.