ÚLTIMAS

AÇORES | Iniciativa Liberal acusa Governo da coligação de ser igual ao do PS e de “esbulhar” Açorianos

375views

O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, defendeu, esta quinta-feira, uma “descida imediata” do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISPP), acusando o Governo Regional de coligação de promover “políticas iguais às do PS”, prejudicando “os setores produtivos, os setores ascendentes da economia regional e as famílias”, ao aumentar o imposto que torna os combustíveis mais caros nos Açores.

Num vídeo publicado nas redes sociais do Partido e divulgado pelos liberais açorianos, Nuno Barata, que é também Coordenador Regional da IL/Açores, diz que o executivo PSD/CDS/PPM está a “esbulhar” os Açorianos, porque “já há dois meses que aumenta o valor do combustível, por via do aumento do imposto sobre o gasóleo e a gasolina”.

“O Governo dos Açores entendeu, esta semana, aumentar o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, sobre o gasóleo e sobre a gasolina, evitando assim que os Açorianos possam estar a pagar cerca de menos 5 cêntimos por cada litro de combustível. Já há dois meses, o Governo Regional poderia não ter subido o imposto, pois todos os analistas nacionais e internacionais previam um abaixamento das matérias-primas nos mercados internacionais”, ouve-se Nuno Barata a afirmar. 

Para os liberais açorianos “o Governo do PSD, do CDS e do PPM esbulha, rouba assim os Açorianos de uma forma descarada, prejudicando aqueles que trabalham todos os dias, prejudicando as empresas e prejudicando as famílias que têm que recorrer a transporte próprio para se deslocarem”, acrescentando que, a este problema dos combustíveis, soma-se outro – o dos transportes públicos de passageiros: “os transportes coletivos são mais uma catástrofe à mão deste Governo Regional que não soube (e ainda não sabe) como é que vai tratar o assunto”.

A coexistência destas dificuldades políticas, fazem Nuno Barata lembram o passado recente, considerando que já os anteriores governos de maioria socialista seguiam práticas iguais: “O Governo Regional do PSD, do CDS e do PPM é assim igual ao Governo dos Açores do PS, que prefere que as pessoas desistam de trabalhar por falta de condições para pagar aquilo que precisam pagar para se deslocar para o trabalho”. 

Levantando dúvidas quanto às reais intenções destas medidas “prejudiciais” para a economia regional, o parlamentar e dirigente da IL/Açores suspeita que tudo possa ser estratégia: “Se calhar é mesmo isso que o PSD, CDS e PPM querem. Mais gente no Rendimento Social de Inserção e menos gente a trabalhar. Assim aumenta a sua clientela, como o PS aumentou a sua. E aumenta também a clientela do Chega, pois quanto mais beneficiários do Rendimento Social de Inserção existirem para ser perseguidos mais argumentos políticos tem para falar dele”.

Nuno Barata termina esta declaração frisando que “a Iniciativa Liberal defende as empresas e as famílias” e que “só há uma maneira de defender as empresas e as famílias: é tirar Estado de cima delas e retirar carga fiscal às famílias e às empresas”. 

Segundo os liberais, “o ISPP ataca essencialmente os setores produtivos, os setores económicos ascendentes e as famílias mais vulneráveis, que precisam de carro próprio para se deslocarem para o trabalho. A IL está com estas famílias, está com estas empresas; nós defendemos há muito tempo a descida do ISPP, por forma a garantir mais recursos disponíveis nas empresas e mais recursos disponíveis nas famílias”.

O vídeo com a declaração do Deputado e Coordenador Regional da Iniciativa Liberal está disponível no link: https://fb.watch/ug7-r0jPne/ .

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.