
O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, fez ser aprovado, por unanimidade, esta terça-feira, um Voto de Congratulação à atleta (e médica) Marília Azevedo pela classificação de melhor portuguesa na Maratona de Tóquio e pela qualificação alcançada para a inscrição na Maratona de Boston em 2026.
Natural da cidade da Horta, na ilha do Faial, Marília Azevedo nasceu e viveu lá até aos 12 anos, quando se mudou para São Miguel com os pais e completou o ensino básico e secundário. Mais tarde, mudou-se para o Porto, onde se licenciou em Medicina. Atualmente, é Médica de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Ponta Delgada (onde também desempenha funções de orientadora de formação de médicos internos) e possui uma Pós-graduação em Exercício Clínico. Entre 2021 e 2024, foi Diretora Clínica do mesmo centro de saúde.
“Ainda adolescente e sem que isso perturbasse a sua vida académica, participou no campeonato nacional de ginástica aeróbica (época de 1995/1996) tendo obtido o 3.º lugar na classificação, na categoria de trio. Depois de concluir a Especialidade e regressar aos Açores, Marília Azevedo dedicou-se à corrida e ao ciclismo. No ciclismo, destacam-se conquistas notáveis, como percorrer de bicicleta as nove ilhas dos Açores, dar a volta à Madeira e Porto Santo, e atravessar Portugal continental em autonomia pela Estrada Nacional N2 (Chaves-Faro) ao longo de oito dias. Além disso, participou em várias provas de BTT em São Miguel, no continente português e na Península Ibérica, incluindo o Caminho de Santiago de BTT, e duas provas do circuito Grandfondo, com cerca de 100 km, na Régua e no Gerês”, descreveu Nuno Barata.
“Marília Azevedo tem ainda participado em diversas provas de Triatlo na Região, nomeadamente, o Azores Triathlon e o VIII Ocean Lava Azores Triatlon, na modalidade de Sprint. Em corrida de Estrada participou durante duas épocas no Campeonato de Estrada de São Miguel no qual obteve o 3º lugar e participou ainda nas meias-maratonas da ilha de São Miguel e diversas Corridas de São Silvestre. Na modalidade de Trail Run, tem marcado presença nas principais provas regionais, tanto em distâncias curtas, quer em distâncias longas. Atualmente, a tentar completar o circuito das 6 melhores Maratonas do Mundo, já participou nas Maratonas de Nova York, Berlim, Londres, Chicago (5ª portuguesa) e Tóquio”, prosseguiu o parlamentar liberal.
Foi precisamente em Tóquio que, “a 2 de março último, Marília Azevedo foi a portuguesa mais rápida tendo percorrido os 42Km e 195m em 3h29m, tendo baixado em 14 minutos o tempo que tinha conseguido em Chicago. Esse tempo permitiu-lhe, não só ser a melhor portuguesa no final, mas ainda a qualificação para a inscrição na Maratona de Boston, a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada, anualmente, em todo o Mundo”.
Para além dos resultados e conquistas, Nuno Barata sublinhou ainda “o compromisso da atleta em representar os Açores em todas as competições internacionais em que participa, levando consigo a bandeira da Região estampada no equipamento. Todas as suas deslocações ao estrangeiro são fruto do seu empenho e investimento pessoal, sem patrocínios, incluindo a aquisição do vestuário alusivo aos Açores”.
Assim, a Representação Parlamentar da Iniciativa Liberal propôs à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, “a aprovação de um Voto de Congratulação à atleta Marília Azevedo pela classificação de melhor portuguesa na Maratona de Tóquio 2025 e por se ter qualificado para a Maratona de Boston de 2026”, solicitando que tal “voto seja comunicado à atleta, à Associação de Atletismo de São Miguel e à Ordem dos Médicos”.
IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU