ÚLTIMAS

AÇORES | IL. Concurso “encomendado” visando contratação de fisioterapeuta para Unidade de Saúde de Santa Maria, denúncia Nuno Barata

696views

O Deputado da Iniciativa Liberal no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, denunciou, esta terça-feira, mais exemplos de concursos “encomendados” pela atual governação regional de coligação, desta feita em Santa Maria e relativo a um procedimento aberto para a contratação de um fisioterapeuta para a Unidade de Saúde de Ilha.

No arranque de uma Sessão de Perguntas sobre o desenvolvimento socioeconómico da ilha mais oriental do arquipélago – sessão promovida pelos liberais na sequência de uma visita de 5 dias que o parlamentar Nuno Barata realizou à ilha – a denúncia foi acompanhada de um apelo à mudança: “nós a tentar mudar a Região para melhor, olhando para a frente, mas o Governo está sempre a olhar para trás, para o passado, para o legado pesado que foi herdado. É preciso uma mudança de paradigma, mas que traga esperança e novidade aos Açorianos. Não podemos continuar a olhar para trás, a falar da herança e a fazer igual aos do passado”.

O Deputado liberal lamenta que se olhe para o passado sem perspetivar “com esperança” o futuro da Região, ao mesmo tempo que critica que “tanto se fale do passado, mas se continue a agir como os mesmos que governaram no passado”, referindo que relativamente à ilha do sol “o Governo não tem que fazer favores a Santa Maria, o que o Governo tem que fazer é governar para Santa Maria”. 

Agora, prosseguiu, “o que o Governo não pode fazer é favores a algumas pessoas em Santa Maria. A mudança de paradigma não pode ser para continuar a fazer aquilo que o PS fazia, mais aquilo que o PSD acha que o PS fazia, mesmo sem passar pela cabeça do PS fazer. O Governo Regional através da Unidade de Saúde de Ilha abriu um concurso para fisioterapeuta encomendado. Isto não pode continuar. Já há dias, na ilha do Pico, fomos confrontados com uma situação semelhante noutra secretaria regional. Porque é que se abriu um concurso para fisioterapeuta que foi encomendado para um especialista com mais de 6 anos de serviço? Porque é que o concurso não foi aberto para um fisioterapeuta de forma mais lata, para que pudessem concorrer todos os potenciais interessados?”, questionou Barata. 

Apontando lacunas várias na gestão da saúde em Santa Maria – aliás à semelhança das demais ilhas do arquipélago, particularmente as ilhas sem hospital – Nuno Barata focou-se na suborçamentação da saúde, para lamentar que a Unidade de Saúde mariense tenha que ser gerida com um défice de cerca de 1,2 milhões de euros anuais. Isto já para não falar na falta de investimento em infraestruturas e equipamentos e nas eternas questões relativas às deslocações de doentes e de médicos especialistas às ilhas sem hospital. 

O Deputado da IL criticou ainda o Governo Regional por estar a dizer aos seus fornecedores que “os pagamentos estão atrasados porque a Iniciativa Liberal não quer mais endividamento”, afirmando que “não se pode continuar a dizer às pessoas que o Governo não paga porque a IL não quer, porque isto é mentira. Não é a IL que faz orçamentos, nem que gere os orçamentos. O que a IL diz e o que a IL reivindica é que não se pode continuar a gastar ao ritmo que temos vindo a gastar nos últimos anos”.  

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.