ÚLTIMAS

AÇORES | Hospital CUF disponibiliza primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária na ilha de São Miguel

771views

O Hospital CUF Açores disponibiliza, a partir de hoje, a primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária da Região Autónoma dos Açores. A implementação desta Unidade, pioneira no setor privado em Portugal, teve o seu início em 2020 na região de Lisboa, estando agora disponível na ilha de São Miguel.

A preferência dos doentes por cuidados de proximidade e a tendência de envelhecimento da população com doenças crónicas associadas, impulsionaram a CUF – que adquiriu no início deste ano o Hospital Internacional dos Açores, localizado no município da Lagoa – a alargar o serviço de Hospitalização Domiciliária à ilha de São Miguel. Este novo serviço, possibilita o internamento no conforto de casa do doente, com prestação de cuidados de saúde com rigor e segurança clínica, idênticos aos do internamento convencional. 

De acordo com a médica Coordenadora da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital CUF Açores, Filipa Carreiro, “os avanços na Medicina têm levado a um aumento da sobrevida da população, que é por isso cada vez mais envelhecida, com maior número de patologias crónicas, necessitando de mais cuidados médicos e de hospitalizações. Da necessidade de reformular a prestação de cuidados a estes doentes, surge a Hospitalização Domiciliária. O Hospital CUF Açores expande-se agora para o conforto do domicílio assegurando a mesma qualidade na prestação de cuidados ao doente internado.”

O Diretor Clínico dos Serviços Domiciliários CUF, Pedro Correia Azevedo, assegura que “a Hospitalização Domiciliária permite a diminuição das complicações do internamento, o tempo de imobilização e de internamento, melhorar a qualidade do sono e aumentar da autonomia do doente e da família face à gestão da situação clínica, potenciando, assim, a humanização da medicina e dos cuidados de saúde”.

A equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital CUF Açores, que conta com uma equipa de médico e enfermeiros, liderados, respetivamente, pela médica de Medicina Interna, Filipa Carreiro e pela Enfermeira Lisa Pacheco, acompanha as necessidades do internamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, para além de assegurar visitas diárias, com médico e enfermeiro. 

O objetivo é o de garantir cuidados hospitalares em casa, associados a um aumento do conforto, bem-estar e satisfação dos doentes durante o processo agudo da doença ou durante a agudização da doença crónica de que padece.

O internamento feito através da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital CUF Açores, obedece a critérios objetivos que passam pela avaliação de condições clínicas, sociais e geográficas de cada doente, sendo a admissão voluntária. Do ponto de vista clínico, entre alguns dos diagnósticos elegíveis para a Hospitalização Domiciliária podem estar insuficiência cardíaca, infeções respiratórias, urinárias, da pele ou descompensação de doença crónica.

CUF/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.