VÍDEOS | REPORTAGENS

AÇORES | Grupo de Chamarritas de São Jorge: das modas antigas à chama viva da açorianidade (c/ reportagem)

467views

O Grupo de Chamarritas da Ilha de São Jorge é formado por um conjunto de amigos que se reúne frequentemente com o objetivo de perpetuar a tradição da chamarrita. Segundo Gil Ávila, São Jorge é a única ilha onde ainda se baila os bailes de roda.

O grupo tem como missão valorizar as modas de toda a ilha, continuando o trabalho de recolha, valorização e promoção destas expressões culturais da açorianidade.

Com participação em diversos festivais no Pico e no Faial, leva consigo a riqueza e a diversidade da cultura jorgense, através da chamarrita – uma arte profundamente enraizada nos Açores.

Gil Ávila manifesta a intenção de prosseguir a recolha de chamarritas que se perderam no tempo, contribuindo para a preservação e revitalização destas tradições.

O Grupo de Chamarritas da Ilha de São Jorge assume, assim, um papel fundamental na recuperação e divulgação da açorianidade.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.