O Governo Regional dos Açores visitou esta tarde o Lar de Idosos da Praia da Graciosa, cujo concurso para a empreitada de remodelação e ampliação foi já publicado em Jornal Oficial.
À margem da visita, que integrou o segundo dia de visita estatutária à ilha, o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, lembrou as iniciativas já tomadas para “sinalizar” o envolvimento do Executivo com estas entidades.
“Quero deixar em nome do Governo uma palavra de saudação às Santas Casas e demais IPSS, que são um verdadeiro parceiro do desenvolvimento social que este Governo quer promover por ação direta e por esta via, de cooperação com estas instituições”, declarou o governante.
“Temos de avaliar as respostas sociais que são necessárias à pluralidade de respondentes sociais”, sublinhou ainda o Presidente do Governo, lembrando a entrada em vigor do projeto pioneiro “Novos Idosos”, com parcerias com o Lar Luís Soares de Sousa (Ponta Delgada) e o Lar D. Pedro V (Praia da Vitória).
“O nosso objetivo é ampliar já para o ano estas soluções”, acrescentou ainda José Manuel Bolieiro.
A Vice-Presidência do Governo Regional, que tutela a área da Solidariedade Social, anunciou já o avançar de um investimento global na ordem dos €547.500,00 + IVA para se proceder à empreitada de remodelação e ampliação do Lar de Idosos da Praia da Graciosa.
Com este investimento, pretende-se criar 17 novas vagas, estando prevista a adição de uma nova ala no atual edifício, bem como a readaptação de determinados compartimentos existentes.
Procurou-se definir uma proposta equilibrada, capaz de acomodar o maior número de camas possível, respeitando todas as condições de saúde, higiene e conforto que os utentes devem lograr.
No final da visita estatutária à Graciosa, o Governo dos Açores visitou ainda a obra de requalificação e ampliação do aeródromo da ilha, projeto que tem como objetivo primordial o aumento dos fluxos e movimentos de mercadorias e passageiros.
GRA/RÁDIOILHÉU