ÚLTIMAS

AÇORES | Governo Regional “não está a pagar apoios prometidos aos Agricultores Açorianos”

552views

Andreia Cardoso considerou esta segunda-feira que o Governo Regional (PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega) já demonstrou “não estar a ser solidário com as dificuldades que os Agricultores Açorianos atravessam”.

A vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores falava à saída de uma reunião com a Direção da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT).

Andreia Cardoso realçou vários apoios “prometidos pelo Governo Regional, mas que estão em falta”, destacando que perante este incumprimento, por má gestão do dinheiro público, o Governo e os parceiros da coligação, em vez de ajudar os agricultores Açorianos, optaram por “iniciar uma cruzada contra o Governo da República, numa lógica de ‘inimigo externo’, para desviar atenções dos seus incumprimentos”.

A parlamentar socialista salientou que é “inaceitável” que “no atual cenário de redução dos preços do leite ao produtor”, conforme já avançaram praticamente todas as indústrias a operar na Região, o Governo Regional “mantenha atrasos significativos nos apoios prometidos aos agricultores”

“Este Governo Regional elegeu como ‘estratégia’ pagar para deixar de produzir leite. Neste apoio à redução voluntária da produção de leite, foi prometido um apoio de 15 cêntimos por cada litro reduzido em 2022 e 70% deste valor seria pago em outubro do ano passado, mas que ainda não foi pago”, frisou.

Andreia Cardoso abordou também o apoio prometido para fazer face ao aumento dos custos de produção, conhecido como o “apoio da Guerra”, em que as candidaturas decorreram em fevereiro e “chegados a junho, não houve qualquer tipo de desenvolvimento ou novidade”.

“Esta é, aliás, uma postura recorrente da Secretaria Regional da Agricultura e deste Governo Regional PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega. E isso pode ser comprovado pelo apoio também criado por este Governo para o abate de animais em 2021 e que, chegados a 2023, ainda não foi pago”, realçou.

Andreia Cardoso realçou que é “fundamental” que o Governo Regional, seja qual for, “respeite os agricultores Açorianos, que cumpra com a sua palavra, pagando os apoios prometidos a tempo e horas”, considerando que deve “ir ainda mais além, facilitando apoio técnico e, em alguns casos, até mesmo jurídico, uma vez os agricultores estão com dificuldades e a lutar, todos os dias, para manter as suas explorações agrícolas em funcionamento”.

“O Governo Regional tem de garantir o acesso a financiamento adequado, simplificar os processos burocráticos, promover a formação técnica e profissional, estimular a inovação agrícola. Além disso, é crucial estabelecer e manter um diálogo com os agricultores e as associações agrícolas, de forma a construir soluções conjuntas e eficazes para que o setor agrícola tenha futuro nos Açores”, sinalizou a vice-presidente do GPPS, Andreia Cardoso.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.