AGENDA

AÇORES | Governo Regional lança concurso literário “Poesia Intercultural” para alunos do ensino secundário

| Foto: DRCom
365views

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, acaba de lançar o concurso literário “Poesia Intercultural”, destinado aos alunos do 10.º e 11.º ano de escolaridade dos estabelecimentos de ensino da Região.

Este concurso, organizado pela Direção Regional das Comunidades, pretende promover a interação e o diálogo em contexto escolar entre diferentes culturas por meio da expressão poética, valorizando a produção escrita dos alunos dos Açores, no género de poesia, em temáticas como a multiculturalidade, interculturalidade e diversidade cultural. 

A iniciativa prevê a atribuição de prémios ao autor do melhor trabalho literário e à escola secundária que o mesmo frequenta, respetivamente, um bilhete de avião para duas pessoas entre a ilha de residência do vencedor e qualquer outra dos Açores, e um conjunto selecionado de livros para a biblioteca escolar.

Este prémio literário foi apresentado a 21 de março de 2024, na Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada, por ocasião de uma sessão comemorativa do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e do Dia Mundial da Poesia.

Os alunos interessados têm até 31 de maio de 2024 para submeter as obras a concurso, sendo apenas admitidos trabalhos inéditos de escrita literária em língua portuguesa, no género de poesia, podendo cada candidato apresentar um ou mais textos.

Os trabalhos devem ser enviados para o email poesia.drc@azores.gov.pt – estes devem ser acompanhados do formulário de candidatura indicado no regulamento do concurso.

Para mais informações e consulta do regulamento visite a ligação: https://portal.azores.gov.pt/web/drcomunidades/concurso-poesia.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.