ÚLTIMAS

AÇORES | Governo Regional apoiou contratação de 2.119 açorianos ao abrigo do programa CONTRATAR

| Fotos: SRJQPE
612views

O Governo dos Açores já apoiou, até ao momento, a contratação de mais de 2.119 açorianos, provenientes de programas ocupacionais e de estágios ao abrigo do Programa CONTRATAR, adiantou hoje a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Maria João Carreiro explicou que “mais de 62% dos contratados, ou seja, 1.311, são jovens”, sendo que cerca de 75,7% das contratações representa a integração no quadro das empresas”, o que “contribui para combater, de forma expressiva, a precariedade laboral”, sublinhou.

A governante falava durante a sessão de abertura do “Emprego.Azores”, evento promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego (SRJQPE), que decorre até quinta-feira, dia 5 de maio, no Pavilhão Multiusos da Associação Agrícola, na Ribeira Grande.

“Através do CONTRATAR, e de outros programas de apoio ao emprego, continuamos a contribuir para a estabilidade que se verifica atualmente no mercado de trabalho na Região”, afirmou.

Este quadro de estabilidade no emprego é, de resto, confirmado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Desde o início do ano, os Açores têm vindo a registar, simultaneamente, o aumento de ofertas de emprego no Centro de Qualificação e Emprego da Região, menos jovens em estágio e, também, menos pessoas em programas ocupacionais.

Maria João Carreiro renovou, por isso, o “compromisso do Governo dos Açores de continuar a criar e a implementar uma nova geração de programas de emprego e formação”, de que são exemplo, além do CONTRATAR, o GERAÇÃO AÇORES ou o FORM.AÇORES, através dos quais é incentivada a contratação e fomentada a estabilidade, a qualificação e o aumento salarial.

A iniciativa “Emprego.Azores” recebe a designação da nova plataforma da Internet (emprego.azores.gov.pt/) e constitui uma oportunidade para promover o ajustamento direto entre a oferta e a procura de emprego, incentivando um verdadeiro, ágil e moderno mercado de trabalho regional, juntando no mesmo espaço cidadãos, empresas e entidades formadoras.

Participam nesta iniciativa, que arrancou com a oferta de mais de 400 ofertas de emprego para cidadãos à procura de primeiro ou novo emprego, 40 organizações, entre empresas, escolas profissionais e entidades formadoras, distribuídos por 43 stands, além dos serviços da Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego e da Direção Regional da Juventude. O programa do evento, transmitido nas redes sociais do Governo dos Açores, pode ser consultado na página de Facebook da Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego.

O “Emprego.Azores” acontece no seguimento do Fórum Regional da Qualificação profissional, iniciativa lançada pelo Governo dos Açores em 2021, e cujas reflexões estão materializadas na Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos Horizonte 2030, documento de orientação das políticas públicas de Ensino e Formação Profissional na Região.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.