O Governo dos Açores já atribuiu este mês apoios financeiros, no valor global de 30 mil euros, a 12 instituições sociais que servem as comunidades açorianas nos Estados Unidos da América e no Canadá.
Estes apoios, concedidos no âmbito dos protocolos anuais de cooperação financeira celebrados com a Direção Regional das Comunidades, visam a execução de programas de integração social dos emigrantes açorianos e a promoção da sua qualidade de vida nas suas sociedades de acolhimento.
Nos Estados Unidos, foram apoiadas a P.O.S.S.O – Portuguese Organization for Services and Opportunities e a VALER – Valley Area Living Enabling Resources, ambas do Estado da Califórnia, bem como a Catholic Social Services, o Immigrants Assistance Centre, a MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers e a SER – Jobs for Progress, Inc, todas no Estado de Massachusetts.
No Canadá, o apoio agora atribuído abrangeu quatro instituições da província do Ontário, designadamente, o Abrigo Centre de Toronto, o Centro Comunitário Working Women, o Centro Cultural Português de Mississauga e a Portuguese Support Service for Quality Living, além do Centro de Acção Sócio-Comunitária de Montreal e da Missão Santa Cruz, na província do Quebeque.
Estes apoios atribuídos ao abrigo da Portaria n.º 68/2008, de 11 de agosto, destacam o interesse e o acompanhamento do Governo dos Açores na integração social dos emigrantes açorianos, apostando na cooperação com estas instituições comunitárias e reconhecendo a importante missão que desenvolvem junto das nossas maiores comunidades.
GRA/RÁDIOILHÉU