A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, acaba de atribuir um novo conjunto de apoios financeiros, no montante global de 66 mil euros, para comparticipar a atividade desenvolvida por 16 instituições representativas da diáspora Açoriana.
Os novos apoios atribuídos por portarias do Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, inserem-se no âmbito dos protocolos estabelecidos com diferentes instituições sedeadas nos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Bermuda, Uruguai e Portugal.
Entre as entidades apoiadas encontram-se as Casas dos Açores de Lisboa, Bermuda, Hilmar (Califórnia), Ontário, Maranhão e Rio Grande do Sul, bem como as organizações sociais Catholic Social Services, MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers, Ser-Jobs For Progress e Immigrants Assistance Center e Centro Comunitário Amigos da Terceira (EUA), Centro Comunitário Working Women, Missão Santa Cruz e Centro de Ação Sócio Comunitária de Montreal (Canadá).
No caso das Casas dos Açores, os apoios concedidos destinam-se à dinamização de atividades que potenciem e divulguem a Região e a sua cultura junto das comunidades de emigrantes e descendentes Açorianos. Já no que diz respeito às organizações sociais, os apoios pretendem comparticipar a execução de programas que promovam a inserção social e a qualidade de vida das comunidades Açorianas em diferentes províncias e estados da América do Norte.
Ainda no âmbito dos protocolos, foram também apoiados a Associação de Imigrantes Brasileiros nos Açores (ASIBA), com vista ao desenvolvimento de atividades socioculturais que promovam a valorização pessoal e a integração dos imigrantes brasileiros, e o projeto “Bellis Azorica”, do Centro de Estudos e Cultura Portugueses, da Universidade de Massachusetts – Dartmouth, que prevê a publicação de uma coleção de livros de autores Açorianos, traduzidos para a língua inglesa e editados nos EUA e nos Açores.
Em geral, a Vice-Presidência do Governo dos Açores já concedeu este ano mais de 216 mil euros em apoios às Casas dos Açores, a instituições sociais sediadas na diáspora Açoriana e a projetos que abordam e desenvolvem as temáticas da área das comunidades.
GA/RÁDIOILHÉU