ÚLTIMAS

AÇORES | Governo promove formação de português para 80 imigrantes de 28 nacionalidades

510views

O Governo dos Açores vai promover este ano quatro cursos de português para falantes de outras línguas, com a participação de 80 imigrantes de 28 nacionalidades, que vão decorrer nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico, de setembro a dezembro.

Os cursos são promovidos pela Presidência do Governo, através da Direção Regional das Comunidades, e organizados pela AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores e pelo Gabinete de Apoio às Migrações da CRESAÇOR, em parceria com a Direção Regional da Educação.

A CRESAÇOR organiza os dois cursos que decorrem na cidade de Ponta Delgada, sendo um em horário laboral e outro em horário pós-laboral, enquanto a AIPA assegura as formações que têm lugar em Angra do Heroísmo e na Madalena do Pico.

A Direção Regional das Comunidades duplicou este ano o financiamento destinado à integração linguística dos cidadãos estrangeiros residentes nos Açores, tornando assim possível a realização de quatro cursos em vez dos dois habituais.

Nesta 10.ª edição anual do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas, participam pessoas com idades compreendidas entre os 21 e os 74 anos, que se encontram oficialmente imigradas na Região Autónoma dos Açores.

Os formandos inscritos nos cursos de 2022 são provenientes da Alemanha, Argélia, Bangladesh, Bélgica, Bielorrússia, Camarões, Canadá, China, Cuba, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas e França.

Participam igualmente cidadãos naturais da Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Marrocos, Nigéria, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Os contratos de financiamento dos quatro cursos foram assinados esta semana, em Ponta Delgada, pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, com os dirigentes da AIPA (Cristina Borges e Leoter Viegas) e da CRESAÇOR (Artur Martins e Nélia Viveiros).

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.