A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, aposta na criação de uma Bolsa de Tradutores, uma plataforma que tem como objetivo facilitar a procura de serviços de tradução aos cidadãos falantes de outras línguas residentes na Região.
A Bolsa de Tradutores surge da necessidade de congregar num único espaço os profissionais da área, facilitando a procura destes serviços pelos cidadãos imigrantes, apoiando-os desse modo a ultrapassarem a barreira da língua, um dos grandes impedimentos a uma plena integração na sociedade de acolhimento.
A plataforma que reunirá contactos de vários tradutores/intérpretes que dominam um ou mais idiomas visa auxiliar a comunidade estrangeira a comunicar eficazmente no acesso aos serviços públicos, na tradução de documentos e obtenção de informações necessárias da vida quotidiana.
Os tradutores que manifestem interesse em colaborar com os seus conhecimentos linguísticos devem efetuar a sua candidatura através de formulário próprio, no qual consta a informação necessária para o registo e posterior divulgação de contactos na Bolsa de Tradutores.
O formulário de inscrição e demais informações sobre este projeto estão disponíveis no sítio da Direção Regional das Comunidades – https://portal.azores.gov.pt/web/drcomunidades, no separador relativo ao projeto Ilhas Interculturais, uma organização conjunta da Direção Regional das Comunidades e da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, financiada pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
GRA/RÁDIOILHÉU