ÚLTIMAS

AÇORES | Governo empenhado na “promoção da confiança dos cidadãos no Serviço Regional de Saúde”, diz Clélio Meneses

© Governo dos Açores
328views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reiterou na quinta-feira, no Parlamento regional, que o Governo dos Açores “está empenhado na promoção da confiança dos cidadãos no Serviço Regional de Saúde”.

Respondendo a uma intervenção do deputado António Lima, do Bloco de Esquerda, que acusou o executivo de ser fonte de instabilidade na Saúde, Clélio Meneses afirmou que “o sistema responde melhor hoje do que respondia antes e até melhor do que responde lá fora”.

O governante apontou como exemplo o aumento do número de consultas e referiu que, “em 2021, foram realizadas mais 56.210 consultas do que nos anos anteriores”.

“Foram realizadas também mais consultas nas ilhas sem hospital, mas no tempo dos governos anteriores diminuíram, causando imensos problemas às pessoas”, sublinhou Clélio Meneses, que referiu ainda a realização de “mais quatro mil consultas de especialidade”.

Sobre a lista de espera cirúrgica, Clélio Meneses reiterou a diminuição do número de inscritos, “havendo agora menos 2.410 açorianos em lista de espera, reduzindo-se também o tempo médio de espera em 153 dias”.

“A esquerda, a coligação negativa PS – Bloco de Esquerda, é um contributo de problemas e tenta criar um clima de medo”, disse Clélio Meneses, acusando ainda estas forças políticas de se sentirem “incomodadas” com os “bons” resultados em Saúde.

Sobre a acusação de o Governo Regional ser fonte de instabilidade na Saúde, o governante lembrou que no mandato de 2016 a 2020, o último dos socialistas, o conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) mudou quatro vezes.

“Agora estamos a combater essa instabilidade e o nosso foco é resolver problemas”, frisou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.