
O deputado do PSD/Açores Paulo Chaves realçou ontem “a iniciativa e o bom trabalho” demonstrados pelo Governo da Coligação PSD/CDS/PPM “na promoção do bem-estar animal no arquipélago, que se comprova com o dobro do investimento face ao que acontecia com os anteriores executivos”, avançou.
“Trata-se de uma opção muito clara ao nível do investimento feito nos animais de companhia, no caso em concreto com a identificação e a esterilização dos mesmos, que duplicou em relação ao que era investido por parte dos governos socialistas”, disse o social-democrata, esta quarta-feira, no plenário da Assembleia Legislativa dos Açores.
Segundo Paulo Chaves, “o bem-estar animal está na agenda governativa dos Açores de hoje porque o Governo Regional investiu e investe como nunca tinha acontecido”, referiu, lembrando que, “em 2018, esse investimento era de 50 mil euros, que evoluíram até 2024, em que o montante chegou aos 297 mil euros”.
“Foi este Governo da Coligação a criar a figura da Provedora do Animal”, deu como exemplo, destacando “a postura de pronto diálogo com todas as associações de proteção dos animais que este Executivo mantém, desde a primeira hora”.
Destacando outros dados, Paulo Chaves recordou que “tinham sido feitas 1759 esterilizações em 2018, mas em 2023 o número fixou-se nos 4172. No que diz respeito a vacinações era, em 2018, 3500, que passaram a 5389 em 2023, com o Governo da Coligação. O mesmo se passou com o número de desparasitações, que em 2018 era de 2850, e em 2023 foi de 5414”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU