ÚLTIMAS

AÇORES | Governo considera renovada estratégia da Comissão Europeia mais uma vitória conjunta das Regiões Ultraperiféricas

434views

O Governo dos Açores reiterou ontem, pelo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a perspetiva relativamente à recente estratégia renovada da Comissão Europeia para as Regiões Ultraperiféricas (RUP), no quadro da Conferência Ministerial, organizada na Martinica pela Presidência francesa da União Europeia, dedicada às Regiões Ultraperiféricas (RUP).

Na sua intervenção, em sessão em que representantes das RUP, dos Estados-Membro destas regiões e do Parlamento Europeu se reuniram com a Comissária para a Coesão e Reformas, António Ventura, em representação do Governo dos Açores, identificou os grandes desafios que aguardam as RUP nos próximos anos, sublinhando encarar esta nova estratégia, adotada pela Comissão Europeia, no passado dia 3 de maio, como “um sinal de esperança, de renovação e de novas oportunidades”.

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural lembrou, na ocasião, que foi precisamente no dia 3 de maio de 2021 que os Açores organizaram um encontro extraordinário dos Presidentes das RUP, com os seus Estados-Membro e a Comissão Europeia, onde “solicitaram uma atenção renovada da UE para com as RUP”, tendo, nesse mesmo dia, a Comissão Europeia anunciado que seria dado início ao trabalho de renovação da Estratégia da UE para as RUP.

António Ventura salientou ainda que este último ano foi de “intenso trabalho no seio desta parceria estratégica entre as RUP, os seus Estados e a Comissão Europeia”.

“Um pequeno ciclo laborioso que se encerra, e em que uma nova etapa se abre para um trabalho em conjunto na implementação desta nova estratégia”, prosseguiu.

O governante reforçou também que “esta estratégia é mais um passo, mais uma vitória conjunta das RUP”, com o apoio dos seus países e da Comissão Europeia, para a construção de “um quadro jurídico coerente e totalmente adaptado às RUP”, capaz de “corresponder aos desafios e às exigências da contemporaneidade”.

Organizada pelo gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, a participação açoriana na conferência na Martinica é chefiada pelo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, e integra também o Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.