O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimentos Rural, congratula-se com a aprovação recente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que representa para os Açores um montante de cerca 197 milhões de euros.
O titular da pasta da Agricultura, António Ventura, asseverou hoje que “estes fundos comunitários assumem uma nova oportunidade para os investimentos agrorurais nos Açores, tendo em conta que 99% do território é considerado predominantemente rural”.
António Ventura falava à margem da inauguração da Empreitada de Abastecimento de Água à Lavoura na Canada da Quinta CS4 no POA da Bacia Leiteira do Paúl na Ilha Terceira, uma obra que procedeu ao prolongamento da rede de água existente à Canada da Quinta, o que representa uma mais-valia para a lavoura local pois reforça todo o abastecimento da zona sul do POA, e potencia o abastecimento futuro à Canada da Ribeira do Teste.
Esta é uma empreitada que irá assumir uma significativa importância para a atividade agropecuária das freguesias de São Sebastião, Porto Judeu e Santa Cruz, reforçando a competitividade das empresas agrícolas através da redução dos custos da exploração e melhorando as condições de trabalho dos produtores.
“Para 2023, e no âmbito do Plano e Orçamento, está a ser preparado um plano de investimentos em todas as ilhas que visa corresponder às necessidades infraestruturais dos novos Perímetros de Ordenamento Agrário”, realçou o governante.
“Neste momento, os Açores contam com 23 perímetros, mais sete do que o ano passado, e extensível às ilhas que não tinham POA, designadamente, Flores, Corvo, Pico e Santa Maria”, prosseguiu.
E concretizou: “Do lado da Administração Regional vamo-nos preparar técnica e financeiramente para responder em tempo útil aos investimentos dos promotores no âmbito produtivo, da transformação e da comercialização. Este é o nosso desafio e compromisso com quem irá apresentar candidaturas de investimento”.
GRA/RÁDIOILHÉU