AÇORES | Francisco César apela à participação cívica na segunda volta das eleições presidenciais

À saída da votação para a segunda volta das eleições presidenciais de 2026, este domingo, o Presidente do PS Açores, Francisco César, sublinhou a importância do momento democrático que o país vive, apelando à participação de todos os cidadãos.
“Hoje é um dia muito importante. É a segunda volta das eleições presidenciais e é um dia em que celebramos a democracia e aquilo que vai ser o nosso futuro nos próximos cinco anos”, afirmou, destacando a necessidade de garantir uma elevada participação eleitoral.
Francisco César reforçou que o exercício do direito de voto é também um ato de responsabilidade coletiva, sublinhando que “exercer o direito cívico é os cidadãos responsabilizarem-se pelos resultados eleitorais, assegurando que o próximo Presidente da República será aquele que a maioria dos portugueses deseja”.
O líder socialista deixou ainda uma palavra de solidariedade para com todos os que atravessam momentos difíceis, em resultado das recentes calamidades que afetaram o país, salientando que essas circunstâncias tornam ainda mais relevante a participação democrática. “É precisamente nos momentos mais difíceis que não nos devemos abster de votar”, afirmou.
Nesse sentido, Francisco César defendeu que votar, mesmo em contextos adversos, é essencial para garantir o funcionamento das instituições democráticas e a capacidade de resposta do Estado. “Votar neste dia não é um capricho, é algo fundamental para assegurar que as instituições funcionam como nós gostaríamos que funcionassem”, concluiu.
PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU






