O deputado do PSD/Açores Flávio Soares foi eleito presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CAPADS) da Assembleia Legislativa.
Para além do parlamentar Flávio Soares, compõem a CAPADS mais 14 elementos, dos quais quatro são do PSD, nomeadamente Luís Soares (Relator), Sabrina Furtado, Ana Jorge e Francisco Gaspar.
Competem à CAPADS os assuntos constitucionais, estatutários e regimentais, Organização e funcionamento da Assembleia Legislativa, Organização política da Região, Símbolos da Região, Insígnias honoríficas, Protocolo e o luto regionais, Feriados regionais, Comunicação social, Ambiente, Alterações climáticas, entre outras.
Após a sua instalação, as comissões permanentes da Assembleia Legislativa entram de imediato em funções, fazendo a apreciação prévia dos diplomas que lhe forem presentes por iniciativa dos partidos que ali têm assento ou pelo Governo Regional.
Por seu turno, a Comissão de Política Geral conta com os parlamentares social-democratas Paulo Gomes, José António Soares, José Leal, Carlos Henrique Rodrigues e Paulo Rui Chaves.