O Cruzeiro do Canal viajou ontem, dia 31 de março, do Pico para o Faial, depois de ter cumprido um período de cerca de 1 mês e meio em doca seca, no Estaleiro Naval Canal da Madalena.
O navio foi alvo de trabalhos de manutenção ao casco, para efeitos de certificação. Foram feitas intervenções nas máquinas principais e todo o navio foi pintado e alvo de pequenas reparações e trabalhos de manutenção preventiva.
Seguem-se ainda alguns trabalhos a nado, a cargo da equipa de Manutenção da Atlânticoline. A partir de meados de junho, o Cruzeiro do Canal passará a estar colocado nas Velas de São Jorge, para garantir a operação da Linha Laranja, que ligará aquele porto a São Roque do Pico até meados de setembro.
Ferries começaram hoje a operar em simultâneo
Hoje, dia 1 de abril, o ferry Mestre Jaime Feijó regressou à operação da Atlânticoline, após ter cumprido um pequeno período de imobilização, durante o qual esteve uma semana em São Miguel, para cumprimento de certificações exigidas pela Bandeira Portuguesa.
A intervenção do Mestre Jaime Feijó seguiu-se a uma intervenção no Gilberto Mariano, que decorreu no início deste ano, na Horta e em São Miguel, também para efeitos de certificações exigidas pela Bandeira Portuguesa, acrescentando-se procedimentos decorrentes da grande intervenção de que foi alvo em 2022, no âmbito da garantia. Concluídas estas intervenções, a operação da Atlânticoline pode contar, a partir de hoje, com ambos os navios.
No final deste ano, está prevista nova intervenção no Mestre Jaime Feijó, desta feita em doca seca, no continente português. Também no final do ano, estão previstos pequenos trabalhos no Cruzeiro das Ilhas e na lancha Ariel.
A existência de uma cuidada manutenção preventiva em toda a frota da Atlânticoline é essencial para que a operação decorra com a maior normalidade possível. As intervenções do início deste ano visam assegurar que, a 1 de junho, a operação de época alta poderá arrancar sem constrangimentos. A partir dessa data, e até 30 de setembro, intensificar-se-á a periodicidade de viagens nas linhas regulares (ligações entre Faial, Pico e São Jorge, e ligações entre Corvo e Flores), e entram em funcionamento a Linha Branca (ligação do Triângulo à Graciosa e à Terceira, às segundas e sextas), a Linha Lilás (ligação do Triângulo à Terceira, às terças e sábados) e a Linha Laranja (ligações Velas/São Roque/Velas, todos os dias exceto às quartas e quintas, de meados de junho a meados de setembro). De modo a garantir a viagem pretendida, a Atlânticoline recomenda a compra de bilhetes com antecedência, através do site da empresa, na loja e bilheteiras, ou nas lojas RIAC e agências de viagens parceiras.
Recorde-se que a Atlânticoline está a levar a cabo uma campanha com vista a incentivar os cidadãos do Triângulo a viajar entre as três ilhas, durante a época baixa. Sob o mote “Viver o Triângulo”, a transportadora marítima disponibiliza 20% de desconto nos bilhetes de passageiro (tarifa Adulto), nas reservas de ida e volta para duas ou mais pessoas, para ligações entre Faial e São Jorge e entre Pico e São Jorge, desde que a estadia seja de pelo menos dois dias. Esta promoção aplica-se nas viagens até 31 de maio de 2023.
Em 2023 a Atlânticoline volta a disponibilizar o Pack Família, desta feita com um desconto de 30% para reservas com dois ou mais passageiros, com origem ou destino nas ilhas Graciosa e Terceira. Os horários e tarifários estão disponíveis para consulta em www.atlanticoline.pt.
ATLANTICOLINE/RÁDIOILHÉU