AÇORES | Entrega de projeto da Marina da Barra marcou início da visita estatutária à Graciosa
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, entregou hoje ao Presidente da Câmara de Santa Cruz da Graciosa o projeto de execução da Marina da Barra, passando este Executivo “da palavra aos atos” e respondendo a reivindicações de “muitos anos” e de outras governações.
“Hoje é o primeiro dia de um novo horizonte para a Graciosa, ilha de destino turístico, para colmatar uma valência nas atividades marítimo-turísticas. É uma boa notícia começar o dia com um novo ciclo de capacitação da ilha”, frisou o Presidente do Governo.
A “cooperação” com a autarquia é fundamental, acrescentou José Manuel Bolieiro, que defendeu ainda a “inteligência e capacidade criativa” como condições essenciais para “otimizar recursos” financeiros, nomeadamente com recurso a cofinanciamento.
Em paralelo com a entrega do projeto, que marcou o início da visita estatutária à ilha, foi assinado um contrato ARAAL com a Câmara Municipal de Santa Cruz a propósito da execução da obra.
Com a assinatura deste contrato, concretiza-se o apoio financeiro na comparticipação para a obra de beneficiação do Núcleo de Recreio Náutico Santa Cruz da Graciosa, com vista à criação de condições para o estacionamento em flutuação de embarcações de recreio residentes e estrangeiras, aproveitando as condições de abrigo proporcionadas pelas obras construídas, complementando as infraestruturas existentes e dotando-as das condições de operacionalidade.
Cabe, agora, ao Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, suportar a comparticipação financeira, de cerca de 3,5 milhões de euros.
O Governo dos Açores está hoje e na terça-feira na ilha Graciosa em visita estatutária.
Da agenda fazem parte várias visitas e contactos, para além da tradicional reunião com o Conselho de Ilha e de um Conselho do Governo.
GRA/RÁDIOILHÉU