Realizou-se ontem, dia 13 de maio, em Angra do Heroísmo, uma reunião inédita que juntou à mesma mesa a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores (URIPSSA) e a União Regional das Misericórdias dos Açores (URMA).
Este encontro, que se realizou por iniciativa da SRRAAOE, tinha como objetivo discutir questões cruciais relacionadas com os enfermeiros que desenvolvem a sua atividade profissional nestas instituições do setor social, atendendo ao papel fundamental que estes profissionais desempenham nas mesmas. Foi, assim, possível reunir a equipa da SRRAAOE liderada por Pedro Soares, juntamente com a equipa da URMA presidida por Bento Barcelos, bem como da URIPSSA presidida por João Canedo, promovendo-se uma discussão construtiva em torno destas matérias.
Para o Presidente da SRRAAOE, Pedro Soares, “este é sem dúvida um momento histórico para a Enfermagem Açoriana, onde se conseguiu criar pontes entre todos, e de uma forma salubre discutir o sector tão específico como é o social, por vezes esquecido. Pude apresentar vários aspetos que nos preocupam, destacando a sustentabilidade dos cuidados de Enfermagem no sector, considerando que hoje já há lares e IPSS que não conseguem contratar Enfermeiros e isso preocupa-me.”
Segundo Pedro Soares, “outra questão importante é o facto de durante longos anos os Enfermeiros sempre terem visto os seus direitos refletidos num ACT de um sindicato que não de Enfermagem. Por nossa proposta, e com aceitação de ambas as organizações, vai ser possível juntarmos a esta mesa dois sindicatos de Enfermagem e juntos contribuirmos para uma evolução que creio será importante e significativa para a classe deste sector.”
“Saio muito satisfeito desta reunião. Houve claramente um ambiente de construção entre todos, numa perspetiva de evolução dos cuidados que prestamos a esta população tão específica. Eu acredito estarem reunidas as condições para finalmente desenvolvermos esta área, e melhorarmos os cuidados”, afirmou o Presidente da SRRAAOE.
Recorde-se que para se chegar a este ponto, um longo caminho tem sido percorrido no terreno, através de inúmeras visitas realizadas pela SRRAAOE, bem como mediante uma série de contactos institucionais estabelecidos, que permitiram realizar um adequado diagnóstico da situação regional. Todo o trabalho desenvolvido, bem como o entendimento agora firmado com a URMA e URIPSSA, abre caminho para uma mudança de paradigma na forma como se encara os cuidados prestados nestas instituições na nossa região.
OE/RÁDIOILHÉU