Os primeiros 50 “Cheques-Livro”, no âmbito do pacote “+Jovem”, foram hoje emitidos pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, anunciou hoje Maria João Carreiro.
Segundo a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, desde que arrancou o período de candidaturas, a 2 de setembro, já foram apresentadas 227 candidaturas, o que representa um “sinal inequívoco de que esta medida interessa aos jovens açorianos”.
A titular da pasta da Juventude falava em Ponta Delgada, no “Encontro das Letras e Jovens no Jardim”, durante o qual foi feita a entrega simbólica do “Cheque-Livro” a uma dezena de jovens que já podem beneficiar de 100 euros para a aquisição de livros físicos.
“O ‘Cheque-Livro’ é uma medida inédita na Região, tal como é inédito o pacote ‘+Jovem’”, frisou, para explicar que o objetivo desta medida é “estimular os jovens para o reforço do seu portfólio de competências e conhecimentos”, através da leitura e dos livros, “para que possam entrar na vida ativa e no mercado de trabalho com segurança e confiança”.
Podem candidatar-se ao “Cheque-Livro” os jovens residentes nos Açores que apresentem a sua candidatura até 60 dias após atingirem a maioridade, ou seja, 18 anos.
As candidaturas decorrem em período aberto no Portal da Juventude em juventude.azores.gov.pt.
Os jovens que nasceram em 2006 e que tenham feito 18 anos de idade até 19 de agosto, dia em que entrou em vigor o Regulamento desta nova medida, podem apresentar a sua candidatura também no Portal da Juventude até ao próximo dia 31 de outubro.
O “Cheque-Livro” tem um caráter pessoal e intransmissível, tendo a validade de 1 ano.
O “Cheque-Livro”, em formato digital, é atribuído ao jovem e o montante do/s livro/s com ele adquirido/s é reembolsado pelo Governo dos Açores às livrarias, livreiros e estabelecimentos com atividade de venda de livros que adiram a esta medida através de protocolo de cooperação.
Na próxima semana, deverá ser publicada no Portal da Juventude a lista de livrarias, livreiros e estabelecimentos aderentes à medida e nos quais os jovens podem utilizar o “Cheque-Livro”.
Maria João Carreiro adiantou que já foram apresentadas cinco candidaturas de livrarias e livreiros que estão em fase de análise para validação.
“O sucesso do “Cheque-Livro” depende, em larga medida, da adesão das livrarias, pelo que desafio as livrarias, livreiros e estabelecimentos que ainda não se candidataram a apresentar uma candidatura, aumentando, assim, a oferta de livros aos jovens”, disse.
O “Encontro das Letras e Jovens no Jardim”, no qual participou o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, decorre durante todo o dia de hoje com atividades como oficina de escrita criativa ou conversas com jovens autores, além da mostra de propostas bibliográficas da responsabilidade da Letras Lavadas, das Edições Araucária e do livreiro Santos Barbosa.
GRA/RÁDIOILHÉU