O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, anunciou na noite de segunda-feira a criação da Rede Integrada de Apoio ao Empresário, que terá presença nas nove ilhas, “na linha da RIAC”, e apoiará os interessados em investir na região.
É importante “aligeirar e desburocratizar o sistema”, com base num novo paradigma, que seja mais próximo dos empresários, sublinhou Duarte Freitas, falando no auditório da Madalena, no Pico, durante a apresentação da iniciativa CONSTRUIR 2030.
“Cada ilha terá um espaço de apoio ao empresário”, com o objetivo de facilitar os empresários da região e todos os que, do exterior, queiram investir nos Açores, precisou o governante.
“Vamos apelar a que os bons exemplos que tivemos recentemente, por exemplo o Apoio Imediato à Liquidez, sejam trazidos para o sistema. Queremos um sistema com esta lógica, mais próximo dos empresários.
O CONSTRUIR 2030 levará a todas as ilhas dos Açores, até 14 de julho, debates entre cidadãos, empresas, instituições e entidades públicas a propósito do novo sistema de incentivos financeiros.
O Executivo conta com o envolvimento da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, com as associações comerciais das várias ilhas, com a Ordem dos Contabilistas Certificados, a Ordem dos Economistas e com a divulgação nas redes sociais e nos vários órgãos de comunicação social, regionais e locais.
“Pretende-se por um lado, levar ao conhecimento de todos o ponto de situação do PO 2020, mas também o ponto de situação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dando nota das linhas orientadores para o PO 2030, que está em fase final de negociação com Bruxelas”, sublinhou no Pico o Secretário Regional.
“Recolher contributos dos empresários, Câmaras Municipais e de todos os agentes da sociedade civil”, é fundamental para o Governo dos Açores, acrescentou ainda.
GRA/RÁDIOILHÉU