A um mês das comemorações do “Dia da Viola da Terra – Açores e Comunidades Açorianas”, celebração nascida no Festival CORDAS em 2018 e que se celebra a 2 de Outubro, desde 2019, a Associação de Juventude Viola da Terra e a Sons do Terreiro – Associação Cultural lançam o mote: Dia da Viola da Terra: chega-te à frente!
Desde 2019 que estas duas entidades, em conjunto com a Associação MiratecArts (Pico) e músicos de várias Ilhas dos Açores têm promovido actividades comemorativas do Dia da Viola da Terra, com especial incidência em espectáculos musicais multidisciplinares e acções de sensibilização em escolas.
Ao mesmo tempo, nos Açores e Comunidades Açorianas, tem-se assistido a uma simbólica movimentação nas redes sociais, a 2 de Outubro, com a partilha de fotos de Violas da Terra, a alteração das fotos de perfil incluindo imagens de ou com Violas, de forma a celebrar este que é o maior património musical ligado à cultura popular Açoriana.
Em 2024, estas Associações fazem o apelo a que mais pessoas se “cheguem à frente”, promovendo qualquer actividade que celebre este cordofone tradicional Açoriano, de 12 e 15 cordas: uma partilha nas redes sociais, uma actividade em escolas, um momento musical surpresa para amigos e familiares, um desenho, uma pintura concretizada em turmas ou em casa com os filhos. Todos os gestos contam e todos são importantes.
As duas Associações têm a sua própria programação, a ser anunciada nos próximos dias. Anualmente, tentam abranger o máximo de pessoas, implementando o máximo de actividades, no âmbito destas celebrações. Apesar da programação variada que tem sido apresentada ao longo dos últimos cinco anos, existem limitações naquilo que conseguem concretizar, tendo em conta que o que é produzido resulta, apenas, do trabalho voluntário dos responsáveis.
Nas páginas de facebook das suas Associações, facebook.com/aj.violadaterra e facebook.com/Sons.do.Terreiro podem encontrar material que pode ser utilizado e adaptado para diversas actividades: ilustrações para pintar, panfleto informativo sobre a Viola da Terra e logotipo do Dia da Viola da Terra.
Sendo assim, a um mês de distância, lança-se esse repto a todos, nos Açores e nas nossas Comunidades, para tornarmos a celebração do Dia da Viola da Terra, no dia 2 de Outubro de 2024, ainda mais participativa e especial.
VTAJ/RÁDIOILHÉU