ÚLTIMAS

AÇORES | Dia da Viola da Terra celebrado em festa em São Miguel

460views

A Associação de Juventude Viola da Terra produz, desde 2019, o programa das comemorações do Dia da Viola da Terra na Ilha de São Miguel, colaborando ainda com entidades e músicos de outras ilhas dos Açores com brindes para as atividades que desenvolvem. 

Entre 2 e 5 de Outubro, a Associação foi responsável pela coprodução de 2 eventos que envolveram mais de 60 artistas em 2 espectáculos de valorização da Viola da Terra, mas, sempre, com outras participações musicais. 

O concerto de 2 de Outubro decorreu no Auditório Municipal da Povoação, em coprodução com a Câmara Municipal da Povoação, tendo contado com a Escola de Violas da Ribeira Quente, Raquel Dutra, Duo Toadas e Convidados, e com momento musical final com todos os artistas em palco. A exposição de fotografia “Violas dos Açores” foi inaugurada a 2 de Outubro e estará patente no Auditório Municipal da Povoação até ao final do mês, podendo ser visitada na hora de expediente do edifício. 

O concerto de 5 de Outubro decorreu no Teatro Ribeiragrandense com coprodução e financiamento da Fundação Inatel e apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, tendo contado com a Escola de Violas da Fajã de Baixo, Ana Paula Andrade ao Piano, Grupo Folclórico do Porto Formoso, vídeo de homenagem aos construtores de Viola da Terra, Tiago Toste da Ilha Terceira, Orlando Martins do Pico, Duo Toadas de São Miguel e momento musical final com todos os músicos em palco, num verdadeiro ambiente de festa. 

Nessa semana, de 1 a 4 de Outubro, a Associação entregou, a todos os alunos, professores e auxiliares da EB1/JI da Ribeira Quente material para ilustrar com as Violas de 12 e 15 Cordas e brindes, com tem sido hábito nos últimos anos, e por ser a Freguesia sede da Associação. Duas turmas da EB1/JI Professor Dr. Alexandre Linhares Furtado, da Fajã de Baixo, também receberam o mesmo material didático. 

As acções de sensibilização em Escolas são momentos fundamentais das Comemorações do Dia da Viola da Tera, no sentido de aproximar os alunos das nossas Violas e dar a conhecer a sua existência e a riqueza e diversidade das mesmas.  A iniciativa envolveu 75 elementos da comunidade escolar, entre alunos, auxiliares e professores.

As comemorações do Dia da Viola da Terra decorrem desde 2019, tendo sido oficializadas pela ALRAA em 2023. Em 2024 as mesmas decorreram em 7 ilhas dos Açores e até em Fresno, Califórnia. A data instituída é de 2 de Outubro, mas as comemorações ainda irão estender-se por mais alguns dias em outras ilhas dos Açores. 

As iniciativas em São Miguel, produzidas pela Associação de Juventude Viola da Terra, contaram com o apoio do Governo dos Açores, Fundação Inatel, Câmara Municipal da Povoação e Câmara Municipal da Ribeira Grande, bem como com parcerias diversas no apoio à divulgação e na concretização das sessões de sensibilização.

AJVT/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.