REGIONAL

AÇORES | Deputado Marco Costa saúda Governo Regional por antecipar pagamento aos agricultores

127views

O deputado do PSD/Açores Marco Costa saúda o Governo Regional pela antecipação do pagamento de apoios aos agricultores em um mês, quando o período normal seria em outubro. Ao todo são 8345 agricultores das nove ilhas do arquipélago abrangidos, no âmbito de ajudas relativas às Zonas Sujeitas a Condicionantes Naturais ou Específicas.

Esta medida que se insere na rubrica Agroambiente e Clima inclui “a totalidade dos agricultores elegíveis, graças a uma alteração dos critérios de ajuda, promovida pelo Governo da Coligação (PSD, CDS/PP e PPM)”, enalteceu o deputado eleito pelo Pico.

“Na última semana o Governo Regional reforçou ainda o valor inicialmente proposto em 2,3 milhões de euros para o referido apoio”, elogiou o parlamentar social-democrata.

Marco Costa aponta o dedo à governação socialista “que não permitiu até 2020 a candidatura dos agricultores açorianos a novas áreas, limitando esta importante ajuda, quando as especificidades do tecido rural açoriano se revelam muito particulares”, realçou.

Para o deputado do Pico, “o Governo Regional demonstra uma correta atuação por comparticipar em 2,9 milhões de euros a aquisição de sementes de milho e sorgo, fortalecendo a autossuficiência na produção de alimentos de componente energética, indo ao encontro da redução da importação de cereais, fazendo face ao aumento dos fatores de produção”.

O dirigente da bancada parlamentar na Assembleia Legislativa dos Açores disse ainda estar “atento às alterações da cotação das produções, designadamente aos sinais dados de aumento do preço do leite pago aos produtores, bem como o aumento do preço da carne”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.