
Terry Costa, o criador da menina Néveda, ilustrada por Vera Bettencourt, voltou ao Pico a tempo para celebrar o Dia Mundial do Livro na Livraria Companhia das Ilhas. Depois de uma digressão por Massachusetts, que chegou a 21 locais deste estado americano, o fantoche, o peluche e os livros ilustrados de grande porte vão ser apresentados na livraria das Lajes do Pico, para crianças e público em geral.
“Estamos a comemorar o Dia Mundial do Livro na nossa única livraria da ilha,” admite Terry Costa. “Durante o dia temos apoio da Câmara Municipal das Lajes do Pico, a transportar as crianças do ATL a visitarem a livraria e o programa que planeámos neste dia especial. E, no final da tarde de 23 de abril o evento é aberto ao público em geral.”
Quanto à digressão por terras do Tio Sam, entre livrarias, leituras em bibliotecas e visitas a espaços únicos, a personagem e os seus livros conseguiram angariar novos públicos desde Boston a Cape Cod. “Os Estados Unidos são terras gigantes,” conta o autor. “Percorremos mais de 900 km e chegamos a 21 locais diferentes, sempre no mesmo Estado. Desde pequenas livrarias a espaços gigantes independentes e construídos com muito amor, foi uma daquelas viagens educativas que vale sempre a pena. Aprende-se muito enquanto partilhamos o nosso trabalho, ideais e as nossas ilhas.”
As aventuras da Néveda tem planos para visitar várias terras de Portugal Continental esta primavera e lançar o terceiro livro este ano, enquanto novas histórias e ilustradores planeiam outras obras para publicações futuras.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU