No último sector de intervenção na discussão do programa de Governo, o deputado Francisco Lima questionou o Secretário Regional do Ambiente e Acção Climática, Alonso Miguel, acerca de uma situação que já foi denunciada várias vezes pelo CHEGA.
Trata-se da questão das hortênsias, que são quase uma imagem de marca dos Açores, mas que em algumas ilhas têm vindo a ser cortadas. O deputado Francisco Lima alertou o Secretário Regional para uma incongruência nesta questão, lembrando que na ilha Terceira, principalmente na recta da Achada, as hortênsias têm vindo a ser cortadas para serem erradicadas.
No entanto, lembrou o parlamentar, ao mesmo tempo que estas plantas estão a ser cortadas, o Governo dá subsídios às Juntas de Freguesia para plantar hortênsias.
Perante esta incongruência, Francisco Lima lembrou que as hortênsias são plantas que identificam a Região e que é um erro arrancar hortênsias e deixar crescer infestantes que estão a tomar conta das nossas estradas.
Perante a intenção dos “ambientalistas simplórios” de classificar as hortênsias como invasoras, Francisco Lima disse esperar que a Secretaria liderada por Alonso Miguel, que passou de Secretaria das Alterações Climáticas, para Secretaria da Acção Climática, não volte a passar a “Secretaria PANClimática”, cedendo às pressões dos ambientalistas.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU