
A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), procedeu hoje ao pagamento do Complemento Açoriano ao Abono de Família para crianças e jovens (CAAF), referente ao segundo semestre de 2025.
Este pagamento abrangeu 30.653 beneficiários, correspondendo a um montante global de 1.473.427,70 €, reforçando o apoio às famílias açorianas com crianças e jovens a cargo.
Importa realçar que, desde 2019, o valor investido no CAAF cresceu 54% e que, desde 2021, com os governos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, foram investidos cerca de 13,6 milhões de euros neste apoio.
O CAAF é atribuído com periodicidade semestral, sendo processado duas vezes por ano, constituindo um importante instrumento de política social que consiste num acréscimo pecuniário atribuído aos titulares do Abono de Família residentes na Região Autónoma dos Açores. Embora os titulares sejam as crianças e jovens, o respetivo pagamento é efetuado aos pais, tutores legais ou instituições responsáveis.
Segundo a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, este apoio representa um contributo direto para a melhoria das condições de vida das famílias, ajudando a fazer face às despesas associadas ao sustento, educação e bem-estar das crianças e jovens.
A governante sublinha ainda que este complemento assume um papel relevante no combate à pobreza infantil, na promoção da coesão social e na redução das desigualdades regionais, contribuindo igualmente para o incentivo à natalidade nas nove ilhas do arquipélago.
O Governo Regional dos Açores continua também a promover o bem-estar e a saúde infantil, além de procurar melhorar as taxas de natalidade, através do programa “Nascer Mais”, que providencia um incentivo financeiro, não reembolsável, de 1.500 euros, em produtos adquiridos em farmácias, a todas as crianças nascidas nos Açores nos seus primeiros tempos de vida.
“No ano transato, esta medida abrangeu dois mil beneficiários únicos e, desde 2022, já foram investidos cerca de 5,4 milhões de euros neste programa”, concluiu a Secretária Regional.
GRA/RÁDIOILHÉU






