REGIONAL

AÇORES | Clélio Meneses reitera aposta na prevenção como elemento decisivo para boas práticas em Saúde

268views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reafirmou ontem, na Graciosa, que a prevenção é a estratégia adequada para a Saúde nos Açores, prevenção essa sempre “assente nos cuidados primários e de proximidade”.

O governante falava na abertura do 7.º ‘Workshop’ de Boas Práticas em Saúde do Serviço Regional de Saúde, que decorre em Santa Cruz, com a presença de meia centena de responsáveis por unidades de saúde de ilha de todo o arquipélago.

“Quanto mais prevenirmos, menos custos de saúde para o sistema, mas, sobretudo, maior qualidade de vida para cada um dos cidadãos”, frisou o governante, para quem esta estratégia resultará em maior capacidade, eficácia e robustez dos cuidados hospitalares.

“Pela prevenção, por um lado, com os cuidados primários a terem o seu devido lugar e a sua devida responsabilidade, e também através de uma articulação sistémica e integrada, por outro, penso que conseguiremos ter melhores resultados de saúde”, reiterou.

Clélio Meneses fez também a apologia da interoperabilidade do sistema e da articulação em termos de estratégia de ação, e considerou que “a forma sistémica de olhar para realidade trará muitos ganhos para o sistema e também muitos ganhos para os cidadãos”.

O Secretário Regional defendeu ainda que a literacia em saúde é “decisiva e é fundamental”, mas alertou que “se o cidadão não aderir em termos conceptuais e em termos da sua própria responsabilidade, tudo mais difícil”.

O governante congratulou-se pelo facto de o Serviço Regional de Saúde ter sido agraciado no passado Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e reiterou o elogio a todos os profissionais de saúde, relevando também o papel dos dirigentes de todas as unidades de saúde de ilha, pelo desempenho no ataque à pandemia, “cujo resultado foi uma resposta eficaz aos açorianos”.

O 7º. ‘Workshop’ de Boas Práticas em Saúde do Serviço Regional de Saúde, decorre até ao final do dia de hoje no auditório municipal de Santa Cruz da Graciosa – estão em apreciação e debate 17 projetos de profissionais das diversas unidades de saúde de ilha, dos hospitais regionais e do Centro de Oncologia dos Açores (COA), que pretendem ser um contributo para as boas práticas no universo do Sistema Regional de Saúde.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.