ÚLTIMAS

AÇORES | Ciência tem trazido “talentos altamente diferenciados”, destaca Presidente do Governo

| Fotos: MM
646views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou hoje a captação, por parte da Região, de “talentos altamente diferenciados” na área da Ciência, nomeadamente no que refere à investigação sobre o espaço.

“Temos potenciado através da ciência, da investigação e desenvolvimento, a oportunidade de captar talentos altamente diferenciados para, nos Açores, terem a capacidade de desenvolver a sua capacidade”, declarou o governante, falando em Santa Maria, no terceiro e último dia de visita estatutária do XIII Governo dos Açores à ilha.

O Executivo visitou esta manhã a estação geodésica e espacial da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) na ilha.

Na ocasião, José Manuel Bolieiro deixou uma “palavra aos marienses e aos Açores inteiros”: a Região deve ser potenciada mundialmente “não só pela posição geoestratégica” mas também pela “captação de dados que potencia, numa rede mundial de ciência, informações que têm origem e são captadas nos Açores”.

“Conhecer melhor o espaço a partir da Terra e conhecer melhor a Terra e o mar a partir do espaço” são desígnios que a estação da RAEGE de Santa Maria cumpre, acrescentou ainda, valorizando o Presidente do Governo também o papel destas informações em matérias como a transição climática, digital, e na “avaliação dos impactos de todas estas transições na vida social e sustentabilidade da vida humana, vegetal e animal”.

“Estou, como Açoriano, muito orgulhoso da capacidade instalada”, enalteceu ainda José Manuel Bolieiro, antes de destacar ter encontrado nos profissionais, em Santa Maria, uma “enorme ambição de continuar a progredir” em várias frentes de trabalho.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.