AÇORES | Ciclo de conferências “1821: o Vintismo e os Açores” promovidas na Horta e em Ponta Delgada.
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), e através das Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais de Ponta Delgada (BPARPD) e João José da Graça (BPARJJG), promove, nos dias 22, 25 e 28 de outubro, pelas 18h30, a realização do ciclo de conferências “1821: o Vintismo e os Açores”, através de transmissão ‘online’ nas páginas de Facebook de ambas as entidades.
Assinalando os 200 anos da Revolução de 1821 nos Açores, que trouxe às ilhas o Liberalismo, já implantado em território continental desde 1820, ambas as bibliotecas abordarão, de um modo geral, a temática do vintismo nos Açores e, em particular, nas ilhas de São Miguel e Faial.
No dia 22 de outubro, a primeira conferência estará a cargo de José Damião Rodrigues (Universidade de Lisboa), com o título “A primeira experiência liberal nos Açores: o caso da Horta (1821-1823)”. No dia 25 de outubro, Avelino Freitas de Meneses (Universidade dos Açores), proferirá a palestra “Os Açores no triunfo do Liberalismo em Portugal” e, a 28 de outubro, o ciclo de conferências encerrará com António Ventura (Universidade de Lisboa), através da intervenção intitulada “Maçonaria e Liberalismo (1820-1823)”.
Nas três palestras, haverá a possibilidade de serem colocadas questões aos conferencistas.
A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.
GA/RÁDIOILHÉU